Lando Norris compartilhou suas primeiras impressões sobre o novo carro da McLaren para a temporada de 2025 da Fórmula 1, o MCL39. Apesar das diversas inovações e mudanças no design do carro, o piloto britânico descreveu a sensação ao pilotá-lo como ‘normal’. A McLaren foi a primeira equipe a realizar um shakedown do seu novo carro em Silverstone, na quinta-feira (13), com o MCL39 utilizando uma pintura camuflada.
A equipe de Woking parece ter seguido a promessa do CEO do time, Zak Brown de adotar uma abordagem de ‘risco corajoso’ para tentar se manter competitiva na nova temporada. Em comparação com o MCL38, que conquistou o título de construtores no ano passado, o carro de 2025 da McLaren apresenta ajustes na caixa de ar e na entrada do sidepod, além de suspensões dianteira e traseira reformuladas.
O chefe da McLaren, Andrea Stella, descreveu as mudanças como ‘inovadoras’, já que a equipe busca ganhos marginais sob o último ano com os regulamentos atuais de efeito solo. No entanto, embora tenha reconhecido que a McLaren ‘ultrapassou os limites’, Norris afirmou que o carro se comportou como esperado e não houve surpresas desagradáveis.
“Sim… Primeiros dias. Honestamente, ainda não há muitos comentários”, disse Norris à imprensa. “Acho que, como podem ver, as condições não são ideais, então tivemos um pouco de pista molhada. Obviamente, estes não são os pneus que realmente usamos (os dias de filmagem acontecem com pneus especiais fornecidos pela Pirelli) e isso também muda algumas coisas. A sensação foi normal, eu diria, então esse foi um primeiro bom passo, porque houve bastante inovação com alguns dos designs e algumas coisas que eles tentaram atacar com o carro este ano. Isso causou dificuldades no design, todos esses tipos de coisas”.
“Os rapazes fizeram um trabalho muito bom para tentar explorar mais áreas e ultrapassar limites. Então você sempre fica um pouco nervoso que as coisas não sejam perfeitas quando as experimenta, e quão bem elas vão corresponder à pista e ao túnel de vento e todas essas coisas juntas, mas acho que está tudo funcionando como deveria, e tudo parece normal. Só que com as condições climáticas, as coisas mudam muito rapidamente, então espero que Oscar (Piastri) consiga algumas voltas no seco ou pelo menos quase seco, e ele possa dar um feedback melhor”, concluiu o piloto britânico.
Fonte: f1mania