Lewis Hamilton compartilhou suas primeiras impressões sobre o carro da Ferrari para a temporada de 2025 da Fórmula 1, o SF-25, e afirmou que o carro é muito diferente dos modelos com efeito solo, usados a partir 2022, que ele pilotou na Mercedes nos últimos anos. Após um período de adaptação na equipe italiana, indo para a pista com carros antigos da Scuderia, Hamilton finalmente teve a oportunidade de pilotar o SF-25 durante um ‘dia de filmagem’ no circuito de testes de Fiorano, na última quarta-feira.
Embora a quilometragem percorrida tenha sido limitada, Hamilton já pôde perceber que seu novo carro difere drasticamente das criações da Mercedes das últimas três temporadas. “Ainda estou me aclimatando ao carro da Ferrari”, disse Hamilton à BBC. “É muito diferente do que vivi nos últimos anos nesta geração de carros, mas também os controles e tudo mais. Nos últimos dez anos, tenho estado acostumado a uma certa forma de trabalhar e ainda estou me adaptando a essas coisas.”
Os últimos três carros da Mercedes, W13, W14 e W15, produziram resultados mistos, com a equipe enfrentando dificuldades no desenvolvimento e Hamilton conquistando apenas duas vitórias nesse período, no ano passado na Inglaterra e na Bélgica. A Ferrari, por sua vez, apresentou carros que ficaram próximos da disputa pelo título nesse mesmo período, com o SF-24 do ano passado conquistando cinco vitórias. Após perder o título de construtores por apenas 14 pontos para a McLaren em 2024, há esperança em Maranello de que o carro ao qual Hamilton está se adaptando seja o que encerrará a seca de títulos da Ferrari.
Com o SF-25 apresentando uma nova experiência, Hamilton está fazendo ajustes em seu estilo de pilotagem. “Estou definitivamente tendo que adaptar um pouco meu estilo de pilotagem. É raro você simplesmente entrar no carro e tudo se encaixar. Por exemplo, o volante é completamente diferente. Todas as configurações dos interruptores são completamente diferentes. O software é diferente. Não só isso, estou me adaptando a um carro que é feito de forma bem diferente do que trabalhei no passado. Para atingir um resultado semelhante, a sensação é muito diferente”, acrescentou.
Apesar da necessidade de adaptação, Hamilton sente que não precisa mudar muito seu estilo e já está se sentindo bastante confortável no SF-25. “Não sinto que atualmente estou tendo que mudar muito meu estilo de pilotagem. Estou realmente me sentindo bastante confortável no carro e apenas dando um passo de cada vez. Espero e veremos mais adiante nas corridas reais o quanto se alinha e quanta mudança eu terei que fazer. A chave é estar aberto e ser dinâmico. Acho que, felizmente, com minha experiência, devo ser capaz de fazer isso”, completou o heptacampeão.
Fonte: f1mania