Uma possível mudança de Max Verstappen da Red Bull Racing para a Mercedes a partir da temporada 2026 da Fórmula 1, continua alimentando muitas especulações no paddock da categoria. Porém, segundo o ex-piloto de F1, Karun Chandhok, o holandês poderá abrir mão de um privilégio importante caso decida deixar a Red Bull, a influência na escolha de seu companheiro de equipe.
Verstappen vem dominando seus colegas de time nas últimas temporadas e é reconhecido como a figura central na Red Bull Racing, equipe com a qual conquistou quatro títulos consecutivos. Chandhok acredita que essa posição privilegiada pode incluir até mesmo algum grau de influência sobre quem ocupa o segundo carro.
“Acho que a Red Bull criou uma situação em que Max talvez tenha voz sobre quem está no outro carro,” afirmou Chandhok à Sky Sports. “Na Mercedes, muito provavelmente ele não teria esse tipo de influência.”
Por sua vez, a Mercedes ainda não definiu sua dupla de pilotos para o novo ciclo técnico da F1 que começa em 2026. Embora rumores apontem para uma renovação de contrato com George Russell, ainda há incertezas sobre a formação definitiva. Chandhok avalia que, caso a equipe alemã conte com Russell e Verstappen, terá uma das duplas mais fortes do grid: “Se você fosse Toto (Wolff, chefe da Mercedes) e tivesse George e Max, seria uma dupla incrivelmente forte”, disse ele.
Além disso, a próxima mudança no regulamento técnico da F1, que incluirá novos chassis e motores, torna o futuro ainda mais imprevisível. A Red Bull vem desenvolvendo seu próprio motor em parceria com a Ford, através da Red Bull Powertrains-Ford, enquanto a Mercedes já estaria com um dos projetos mais promissores para os novos regulamentos, segundo vários relatos recentes.
Para a ex-engenheira de estratégia da Aston Martin, Bernie Collins, Verstappen terá uma decisão difícil pela frente. “Ele não vai estar satisfeito se não estiver vencendo corridas. Apesar de todo o histórico com a Mercedes, tenho a impressão de que ele vai escolher o time que oferecer a melhor chance de vencer, independentemente do passado”, afirmou.
Collins continuou: “Não temos todas as informações sobre qual motor será melhor, qual chassi será melhor. Vai ser uma decisão muito, muito difícil para Verstappen”, concluiu.
🎥 Vídeos mais recente
Fonte: f1mania