Fórmula 1: Carro da Racing Bulls terá mais elementos do RB20 em 2025


A Racing Bulls deverá incorporar diversos elementos do carro da Red Bull Racing da temporada passada, o RB20, em seu modelo para a temporada 2025 da Fórmula 1. Tanto a Red Bull Racing quanto Racing Bulls, RB até o ano passado, tiveram um bom início de temporada em 2024, atingindo seus respectivos objetivos. A equipe principal venceu sete das dez primeiras corridas, enquanto a então RB se manteve em uma sólida sexta posição em meio a uma acirrada disputa no meio do pelotão no campeonato de construtores.

Porém, ambas as equipes enfrentaram problemas de desenvolvimento ao longo da temporada, antes de se recuperarem nas últimas etapas. A Racing Bulls foi ajudada pela incorporação da suspensão traseira e da caixa de câmbio do RB20 nas três últimas corridas do ano passado, conforme permitido pelos regulamentos, mas ainda assim, terminou a temporada apenas na oitava posição.

Em 2025, a Racing Bulls continuará utilizando elementos de design e peças da Red Bull, de acordo com uma reportagem da publicação italiana AutoRacer. O VCARB02 irá incorporar a suspensão traseira, a caixa de câmbio e os ‘sidepods’ com boca de tubarão do RB20 e, segundo a AutoRacer, terá a agora famosa entrada de resfriamento em forma de L invertido, com uma entrada horizontal e uma vertical conectadas apenas internamente. Este é o mesmo design usado por sua irmã mais velha, Red Bull em 2024″, acrescentou a publicação italiana.

A Racing Bulls apresentará seu carro para 2025 em um dia de filmagem em Ímola, em 17 de fevereiro, e os pilotos Yuki Tsunoda e Isack Hadjar terão a chance de testar o VCARB02 no icônico circuito italiano.

Peter Bayer e Laurent Mekies, CEO e chefe da equipe, respectivamente, defenderam a filosofia de design da Racing Bulls, que tem um novo departamento de aerodinâmica adjacente à Red Bull Racing em Milton Keynes, objetivando estreitar a parceria entre as duas equipes.

Em entrevista ao Motorsport Week no final da última temporada, Mekies afirmou que os proprietários da Red Bull queriam que a equipe irmã explorasse ao máximo os regulamentos em relação à colaboração técnica.

“Os proprietários da Red Bull disseram: ‘Existem regulamentos muito, muito claros, podemos por favor, dar uma olhada nisso e pensar nas duas equipes como sendo propriedade de uma entidade única, vocês estão competindo um contra o outro, mas pelo menos onde os regulamentos permitem, podemos dar uma olhada se faz sentido fazer tudo o que os regulamentos nos permitem fazer’, o que nem sempre era o caso antes”, afirmou Mekies.

Essa filosofia atraiu críticas, particularmente do CEO da McLaren, Zak Brown, que fez repetidos apelos para que todas as dez equipes da F1 fossem independentes. Mas como Peter Bayer afirmou ao PlanetF1, a equipe de Faenza não está fazendo nada diferente em comparação com alguns de seus concorrentes: “Sei com certeza que Ferrari e Haas trabalham mais juntas do que a Red Bull Racing e nós. Eu entendo que é uma competição acirrada. Todos estão tentando jogar pedras no caminho do outro, mas se você apenas olhar, der um passo para trás e ouvir nossos pilotos e engenheiros, ouvir o feedback, você ouvirá que nosso carro, é um carro diferente. Simplesmente não é uma cópia”, completou o CEO da Racing Bulls.

Fonte: f1mania

Anteriores Irã: negociar com Trump, sim, mas sem ameaças
Próxima Maysa Leão promete atuar para barrar reajuste de 4,4% na tarifa de água em Cuiabá