Fernando Alonso fez duras críticas ao desempenho da Aston Martin, após mais um final de semana decepcionante na temporada 2025 da Fórmula 1. O espanhol cruzou a linha de chegada apenas na 15ª posição no GP do Bahrein, enquanto seu companheiro Lance Stroll terminou em 17º, em uma corrida que evidenciou as fragilidades do atual carro da equipe.
Com quatro etapas disputadas até o momento e nenhum ponto marcado, Alonso vive seu pior início de temporada desde 2017. Segundo ele, o principal problema do AMR25 está no desempenho em curvas de baixa velocidade, uma deficiência que se repete desde o ano passado.
“Nosso pior setor em Austrália, Japão e China foi nas baixas velocidades”, disse ele. “Bahrein é todo de baixa, e foi nosso fim de semana menos competitivo. É aí que temos que focar.”
O bicampeão foi ainda mais incisivo ao descrever o comportamento do carro. “É complicado na saída, mas também no meio da curva. Parece que o carro ‘morre’ nas baixas velocidades. É um problema conhecido que já tínhamos no ano passado, e ainda temos agora. Precisamos de melhorias. Não é só na baixa velocidade. Acho que o carro precisa melhorar em todos os aspectos”, disse ele.
Alonso demonstrou preocupação com as chances de pontuar nesta fase do campeonato, mesmo com a esperança de um desempenho melhor na próxima etapa, em Jeddah, na Arábia Saudita. “Talvez lá o carro seja um pouco mais amigável, mas marcar pontos parece algo difícil neste ano”, acrescentou.
Stroll, por sua vez, soma dez pontos após dois resultados entre os dez primeiros, mas a Aston Martin já se vê atrás de outras equipes no pelotão intermediário.
“Hoje os quatro primeiros times estão em outro nível. Depois, temos Haas, Williams, Racing Bulls… todos um pouco à frente de nós. Você rapidamente vira a sétima ou oitava equipe. E nessas posições, só se pontua com muita, muita sorte”, encerrou o piloto espanhol.
🎥 Vídeos mais recente
Fonte: f1mania