Formação de nova ZCAS coloca Norte e Nordeste do Brasil em alerta para chuvas fortes


Logotipo Notícias Agrícolas

A terça-feira (23) será marcada por chuvas espalhadas por todo Brasil. De acordo com a Climatempo, a partir de amanhã a formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai favorecer a formação de nuvens carregadas em algumas áreas do Norte e Nordeste do país. As chuvas podem chegar em forma de tempestade e trazer alguns transtornos. 

“ZCAS deve começar a atuar, o famoso corredor de umidade entre o Norte do país e o sul da Bahia. E as pancadas de chuva no sul dos estados ganham até mais intensidade e ainda deve haver muita nebulosidade”, afirma a consultoria. 

As chuvas já estão previstas para esta terça-feira e sul do Maranhão e Piauí podem registrar temporal acompanhado de muita ventania. “ão temporais que devem vir acompanhados de raios e rajadas de vento de até 90km/h. Já na metade norte de ambos os estados, e inclusive nas capitais, Teresina e São Luís, o dia começa com sol, tem muito calor à tarde e as pancadas de chuva ocorrem de maneira forte a partir do período da tarde”, afirma a publicação. 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tem alerta amarelo para chuvas nessas áreas. Também são previstas chuvas intensas em Tocantins, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Rondônia e em todo Sudeste brasileiro. 

O modelo Cosmo do Inmet prevê chuvas entre 20mm e 40mm em todas essas áreas nas próximas 24 horas, com destaque para Minas Gerais e Bahia que podem ter chuvas acima de 70mm em áreas isoladas. 

O mapa mostra ainda a intensidade que a chuva deve alcançar a partir de quarta-feira (24). Minas Gerais, Goiás, Bahia, Tocantins e pontos isolados do Piauí e do Nordeste podem ter acumulados acima de 90mm em um curto período de tempo. Com as temperaturas elevadas das últimas semanas não estão descartados eventuais problemas nas áreas rurais e urbanas. 

Veja o mapa de previsão de precipitação nas próximas 93 horas: 

GIF 23-01-2024 10-36-27
Fonte: Inmet 

 

 

Fonte: noticiasagricolas

Anteriores Chuvas intensas são previstas para o Nortão de Mato Grosso
Próxima Passageiro assaltado em comunidade perigosa será indenizado pela Uber