Forgepe discute gestão de pessoas nas IFES


Desde a manhã desta terça-feira (15), a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) recepciona gestores e técnicos de recursos humanos das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) da região Centro-Oeste para a realização do Fórum de Pró-Reitores de Gestão de Pessoas (Forgepe), com o objetivo de discutir os desafios da região e compartilhar experiências sobre a área.

Durante a abertura do evento, o reitor da UFMT, professor Evandro Soares da Silva, destacou a importância do protagonismo das pastas de gestão de pessoas para alcançar os objetivos principais das Ifes, de promover o Ensino, a Pesquisa e a Extensão.

Além disso, parabenizou a articulação do Fórum em defesa dos interesses dos Servidores. “No início do ano tivemos uma reunião com o presidente Lula e ele deixou claro naquela oportunidade que a democracia é um espaço de luta; que quem não disputar, não vai levar. Então as universidades precisam disputar esses espaços e daí a importância desse fórum, possibilitando o avanço do ensino superior”, completou.

Para o  pró-reitor de Gestão de Pessoas (Progep) da UFMT, André Baptista Leite, a realização do Fórum da região Centro-Oeste também permite que assuntos próprios da região sejam melhor debatidos. “Temos muitos problemas a nível de Brasil, mas temos muitas coisas que nos aproximam em nível regional que precisam ser discutidas, e sempre que passamos por momentos difíceis, podemos recorrer aos colegas para saber o que estão fazendo”, afirmou.

Ainda durante a abertura,  Mirian Dantas dos Santos, presidente do Forgepe e Pró-reitora de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), afirmou que a área de recursos humanos é uma das mais sensíveis das Universidades no que se refere à pressões externas, sejam políticas ou econômicas e, por isso, elogiou a programação do evento que trazia uma tarde inteira para compartilhamento de experiências exitosas das diferentes Ifes participantes.

“Isso é muito importante, porque somos uma rede de Instituições e precisamos aprender a trabalhar de uma forma compartilhada, trocando experiências e mostrando uns aos outros como podemos nos ajudar”, completou.

A programação do evento traz também palestras com representantes da área de Tecnologia da Informação e da Pesquisa.

Participam do evento os representantes da Universidade Federal da Grande Dourados, Marcelo Matias de Almeida; da Universidade de Brasília, Sheila Perla da Silva; da Universidade Federal de Rondonópolis, Aristides da Silva Junior; da Universidade Federal de Goiânia, Sauli Santos Junior; da Universidade Federal de Catalão, Fabiana Mesquita; da Universidade Federal de Jataí, Henrique Almeida Fernandes; e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Gislene Walter da Silva; além do Pró-reitor de Pesquisa da UFMT, professor Leandro Battirola; e do Secretário de Tecnologia da Informação, professor Jean Caminha.

Fonte: ufmt

Anteriores Falta de energia elétrica paralisa atividades na ETA
Próxima Justiça condena pais por agressão praticada pelo filho adolescente a uma criança