A Ford anunciou um investimento de US$ 40 milhões, o equivalente a R$ 224 milhões em conversão direta, para aumentar a produção e lançar novas versões da Ranger na América do Sul. O comunicado foi feito nesta segunda-feira (28) e eleva para US$ 700 milhões (ou R$ 3,9 bilhões) o total investido na fábrica de Pacheco, na Argentina.
Entre as novas configurações da Ford Ranger estão opções chassi e cabine simples, que foram apresentadas na Fenatran em 2024. Além disso, com o novo aporte, a fabricante vai produzir 80 mil unidades da picape média por ano — o que representa um recorde e um crescimento de 30%.
Com o valor adicional, a Ford também informa que a fábrica de Pacheco recebeu novas ferramentas e robôs inteligentes nas áreas de estamparia e carroceria para conseguir ampliar a produção. Além disso, novos 150 funcionários foram contratados.
“A resposta dos clientes superou nossas expectativas mais otimistas e nos impulsiona a dar um passo a mais para abastecer a demanda local e regional”, destaca Martín Galdeano, presidente da Ford Argentina e América do Sul. Vale lembrar que a Ford Ranger teve um crescimento de 25,1% nas vendas no Brasil no último ano, com 15.975 emplacamentos só em 2025.
O foco das versões chassi e cabine simples da Ford Ranger, obviamente, é o trabalho. Ambas serão equipadas com motor 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência e 41,3 kgfm de torque com câmbio manual de seis marchas. Já a tração é 4×4 com reduzida e bloqueio de diferencial.
No caso da Ranger cabine simples, o destaque fica para a boa capacidade de carga: 1.250 kg e 1.876 litros de volume na caçamba. As configurações com cabine dupla da caminhonete, vale ressaltar, levam 1.071 kg e 1.250 litros.
Se tiver o mesmo pacote de equipamentos da Ranger XL cabine dupla, que é hoje a versão de entrada da picape, a nova opção terá itens como rodas de aço de 16 polegadas, airbags frontais, laterais e joelho do motorista. A lista ainda traz piloto automático, acendimento automático dos faróis, painel de instrumentos de 8 polegadas e multimídia Sync 4 com tela de 10 polegadas.
A expectativa é que o preço da Ranger se mantenha na mesma faixa das rivais. A Toyota Hilux CS custa R$ 261.990, enquanto a Chevrolet S10 CS parte de R$ 257.090. Atualmente, a opção mais barata da Ford, com cabine dupla, sai por R$ 264.200. Provavelmente a chegada nas lojas será só em 2026.
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Fonte: direitonews