A Ford Maverick está sendo renovada no Brasil. O visual da picape intermediária na linha 2025 foi retocado aos moldes do que já mudou nos Estados Unidos. Uma das novidades já foi exibida algumas semanas atrás: a versão Tremor, de caráter off-road. Mas há outras mudanças. Por exemplo, a versão de entrada, antiga FX4, passa a se chamar Lariat Black e está R$ 10 mil mais barata que a antecessora.
Assim, a Ford Maverick 2025 passa a ter três versões em vez de duas, com preços a partir de R$ 219.900: Lariat Black, Tremor e Hybrid. Contudo, só as duas primeiras serão colocadas à venda agora. A configuração híbrida renovada será apresentada e terá o preço revelado apenas no segundo semestre. Confira a lista completa de versões e preços:
Para custar R$ 10 mil a menos do que a antiga versão FX4, a nova Ford Maverick Lariat Black não tem a tração 4×4 temporária da Tremor. Em vez disso, traz tração integral automática com cinco modos de condução (Normal, Eco, Esportivo, Escorregadio e Reboque), para ter um custo mais próximo ao da Fiat Toro e, assim, tentar roubar mais clientes da Ram Rampage.
Por outro lado, a Maverick 2025 enfim recebeu equipamentos que faziam falta ao produto mesmo na opção mais barata. É o caso da central multimídia Sync 4 de 13,2 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, ou dos sensores de estacionamento traseiros e dianteiros. Mas a capota marítima continua sendo oferecida apenas como acessório.
Também como destaque, a nova versão de entrada da Maverick traz quadro de instrumentos digital de 8 polegadas, som Bang & Olufsen, câmera de 360 graus, retrovisores externos com aquecimento, teto solar, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção em faixa e monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado.
Visualmente, a nova Maverick Lariat Black acompanha a Tremor ao trazer faróis de LED com projetor redesenhados em formato de vírgula, mas tanto a grade quanto o para-choque dianteiro são diferentes. A versão de entrada traz uma malha interna com desenhos de trapézio, enquanto a aventureira tem divisórias estilo colmeia e uma faixa horizontal central emoldurada em tom laranja.
E se a nova Maverick Lariat Black traz detalhes escurecidos por toda a carroceria e cabine, como as rodas aro 17 em preto brilhante e o acabamento interno apenas com faixas em preto, cinza escuro e azul fosco, a Tremor tem suspensão elevada, pneus off-road e diversos detalhes externos e internos na cor laranja.
A futura Maverick Hybrid 2025 também traz um design próprio, com a trama interna da grade em forma de pequenos losangos pontilhados, rodas de liga leve aro 19 com pneus de baixa resistência ao rolamento e painel com faixas em tons mais claros de cinza. Em comum, as três versões seguem com lanternas traseiras apenas halógenas. Nem as luzes de posição são de LED.
O trem de força da nova Ford Maverick continua a ser formado exclusivamente pelo motor 2.0 Ecoboost turbo a gasolina de 253 cv de potência e 38,7 kgfm de torque, aliado a um câmbio automático de oito marchas. Como dissemos, na versão Lariat Black a tração é integral sob demanda (AWD), o mesmo sistema que deve ser adotado na Hybrid, enquanto na Tremor será 4×4 temporária com diferencial traseiro blocante.
Na homologação do Inmetro, a nova Maverick Lariat Black tem um consumo de 8,5 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada com gasolina comum. A versão Tremor, 2,5 cm mais alta e 73 kg mais pesada, tem números levemente inferiores: 8,4 km/l em ciclo urbano e 10,7 km/l no rodoviário.
A linha 2025 Hybrid ainda não teve os dados de consumo declarados, mas certamente terá uma maior eficiência que as duas outras versões, devido à motorização eletrificada. Em teste recente com uma unidade híbrida da linha 2024, Autoesporte fez 13,7 km/l em ambiente prioritariamente urbano, mesmo carregando carga.
Para ter maior apelo off-road e contornar uma das principais críticas à Maverick, a de que era uma picape muito baixa e pouco afeita a rodar fora do asfalto, a Ford aposta na versão Tremor. Nela, o conjunto de suspensão foi todo retrabalhado, com novas molas, amortecedores e barra estabilizadora menos rígida, a fim de permitir um maior curso de atuação.
O para-choque frontal é exclusivo, conta com proteção metálica para o trem de força e feito para aumentar o ângulo de ataque da caminhonete, que salta de 20,6° para a 30,9° nesta configuração. O ângulo de saída também sobe, de 20,4° para 21,3°, enquanto o de transposição de rampas alcança 20°. O vão livre do solo é de 22,6 cm, contra 20,4 cm da Lariat Black, e há pneus AT para off-road.
Além disso, a Maverick Tremor conta com tração 4×4 dotada de bloqueio eletrônico do diferencial traseiro e vetorização de torque, bem como direção elétrica recalibrada. Os modos de condução sobem para seis, acrescentando o off-road, e a Ford aplicou um piloto automático off-road a até 32 km/h, que inclui o chamado modo one pedal, que dispensa o uso humano do freio – basta apenas controlar o acelerador.
Como tudo tem um porém, a nova Maverick Tremor pesa 1.832 kg, contra 1.759 kg da versão Lariat Black. O efeito prático é que, enquanto a Lariat Black uma capacidade de carga de 618 kg, a Tremor leva oficialmente 550 kg na caçamba. Todas as versões possuem 499 kg de capacidade de reboque.
Como se trata de um facelift, a Ford Maverick 2025 tem poucas mudanças de dimensões em relação à antecessora. A configuração Lariat Black mede 5,12 m de comprimento, 1,98 m de largura, 1,73 m de altura e 3,08 m de entre-eixos, além de ter 943 litros de volume na caçamba. A Tremor chega a 1,76 m de altura e tem 2 mm a menos de entre-eixos, devido à geometria específica de suspensão.
Lariat Black: tração AWD inteligente; pneus 225/65 R17; sete airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para o motorista); assistente de permanência em faixa; assistente de manobras evasivas; monitoramento de ponto cego com cobertura de reboque e alerta de tráfego cruzado; cinco modos de condução (Eco, Normal, Esportivo, Escorregadio e Reboque); controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com função anda-e-para; frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres e ciclistas; assistente de partida em rampas; controle de descida; alerta de colisão frontal; frenagem automática pós-colisão; câmera de 360°; sensores de estacionamento dianteiros e traseiros; sensor de chuva; quadro de instrumentos digital de 8 polegadas; central multimídia de 13,2 polegadas com Android Auto e Apple CarPlay sem fio e GPS nativo; carregador de celular por indução; som Bang&Olufsen; retrovisores externos aquecíveis; banco do motorista com ajuste elétrico e oito posições; baú sob o banco traseiro; teto solar.
Tremor: itens da versão anterior + tração 4×4; suspensão preparada para o off-road; pneus 235/65 AT; para-choque frontal com proteção inferior; shift paddles no volante; piloto automático off-road a até 32 km/h; modo de condução off-road; ganchos dianteiros para reboque; bancos dianteiros e volante aquecíveis; assistente de reboque; tomadas 12V na fileira traseira e caçamba.
Hybrid: lista de equipamentos a ser divulgada no segundo semestre.
Toda a linha 2025 da Ford Maverick tem três anos de garantia e será vendida em nove cores: cinza Glasglow; cinza Torres, verde Fuji, vermelho Vermont, preto Astúrias, branco Ártico, branco Itaúnas, azuk Indianápolis e branco Space.
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Fonte: direitonews