Ford investe R$ 1 bilhão para fazer Ranger híbrida plug-in na América do Sul


A Ford confirmou nesta quarta-feira (29) que a Ranger híbrida plug-in será produzida na Argentina a partir de 2027. Com o Brasil sendo um dos principais mercados da picape, o lançamento por aqui é muito provável, ainda que não tenha sido confirmado pela marca.

Para produzir o modelo na fábrica de General Pacheco, na região metropolitana de Buenos Aires, a Ford ampliou em US$ 170 milhões (R$ 911 milhões, na conversão direta) o investimento no país vizinho. O montante se soma aos US$ 700 milhões (R$ 3,7 bilhões) anunciados em 2021 para trazer a nova geração da Ranger para a América do Sul.

A cerimônia de anúncio nesta quarta-feira teve a participação do CEO global da Ford, Jim Farley. Em visita ao país vizinho, o único da região com fábrica da Ford, o executivo afirmou que o investimento para produzir a Ranger PHEV na região “é uma mostra do nosso profundo compromisso com esta região e sua gente”.

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Não há maiores informações sobre o conjunto mecânico da Ranger PHEV sul-americana. Em outros mercados, a picape média lançada há pouco mais de um ano usa uma combinação formada pelo motor 2.3 Ecoboost turbo a gasolina de 188 cv acompanhado de uma máquina elétrica de 101 cv.

A potência combinada, segundo a marca, é de 279 cv e o torque é de 70,3 kgfm, enquanto o câmbio é automático de 10 marchas. A modesta bateria de 11,8 kWh garante autonomia elétrica de 45 km.

Segundo a Ford, a bateria leva menos de quatro horas para carregar usando um carregador monofásico de 16 amperes. O consumo ainda não foi revelado, assim como sua autonomia total, porém, a marca promete uma boa economia em relação às versões a diesel.

A tração nas quatro rodas é feita pelo sistema chamado e-4WD, com uma caixa de transferência de alcance duplo e bloqueio do diferencial traseiro. A suspensão foi ajustada para a nova distribuição de peso e para manter as mesmas qualidades das versões a diesel, ou seja, capacidade de carga de 1 tonelada e reboque de 3,5 toneladas.

Muito provavelmente a Ford Ranger poderá ser a primeira picape híbrida plug-in de uma fabricante de origem ocidental na região. Atualmente, a única representante com propulsão semelhante é a BYD Shark. Para 2026, a GWM deve trazer a versão P500 da caminhonete Poer.

Em mercados como a Austrália, a Ranger PHEV é oferecida em quatro versões: XLT, Sport, Wildtrak e Stormtrak. Ainda não há qualquer definição sobre qual delas (e se mais de uma) serão produzidas em General Pacheco.

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Fonte: direitonews

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