Ford Fiesta e Focus devem ressuscitar como elétricos populares


Após 47 anos de história, o Ford Fiesta deixou de ser fabricado no ano passado para dar espaço para SUVs maiores, como o Capri e o Explorer. O mesmo destino teve o Focus, com sua vida interrompida pelas baixa nas vendas. Só que a marca ainda pode voltar atrás. O retorno dos dois modelos históricos pode acontecer sobre uma plataforma elétrica acessível que está em fase de desenvolvimento.

Segundo a revista inglesa Autocar, a nova plataforma se chama Skunkworks e seu projeto é encabeçado pelo ex-engenheiro da Tesla, Alan Clarke. Além dele, a equipe formada por cerca de 300 pessoas ainda conta com profissionais que passaram por Rivian, Apple e equipes da Fórmula 1.

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À publicação, Marin Gjaja, diretor de operações da divisão Modelo E da Ford, disse que o novo projeto de um carro elétrico compacto visa frear o avanço das marcas chinesas neste segmento. “A questão é: como competir nesse segmento, especialmente se você tem um local de fabricação de custo muito baixo como a China, produzindo veículos acessíveis?”, questionou.

Segundo Gjaja, o primeiro produto desta plataforma será lançado nos EUA entre o final de 2026 e o começo de 2027. Para o executivo, o objetivo de Clarke é fazer os carros mais eficientes possível. “Ele veio para a Ford há alguns anos e está tentando construir a plataforma mais eficiente de qualquer elétrico do planeta. Esse é o objetivo”, disse.

Hoje, no segmento de carros pequenos, apenas o Puma representa a Ford, o que deixa espaço em branco para outras opções. “Nossa percepção é que a adoção de veículos elétricos será maior em veículos menores ao longo do tempo”, disse. Dessa forma, os sucessores elétricos de Fiesta e Focus estariam nos planos para usar esta plataforma, além do substituto do próprio Puma.

A escolha dos nome Fiesta para batizar um dos frutos dessa plataforma acessível ainda é uma especulação, mas ela faz sentido. O modelo foi um dos mais vendidos da Europa desde seu lançamento em 1976. Foi fabricado na Europa até 2023 quando já sofria com as baixas vendas.

No Brasil, o Fiesta foi fabricado entre 1996 e 2019. Passou por três gerações e teve variações sedã, a picape Courier e o SUV EcoSport. O modelo, aliás, se despediu junto com o Focus em 2019, quando o hatch deixou de ser fabricado na fábrica de General Pacheco, na Argentina.

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Fonte: direitonews

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