Ford Escort RS volta à vida com 296 cv e custa R$ 2 milhões; entenda


O Ford Escort começou a ser vendido no Brasil em 1983 e logo se tornou objeto de desejo de muitos jovens da época. Ainda mais quando Ayrton Senna se tornou garoto-propaganda do modelo. Mas não foi só por aqui que ele fez sucesso. Tanto que uma empresa norte-americana decidiu recriar a primeira geração do icônico RS com uma pegada mais moderna, e uma das unidades pode ser sua por míseros US$ 373 mil. Ou seja, R$ 2,2 milhões em conversão direta.

Se você está impressionado com o preço, entre na fila. De acordo com a Boreham Motorworks, empresa responsável pelo projeto (que teve aprovação da Ford), serão fabricadas apenas 150 exemplares no mundo inteiro, o que torna o novo Escort um modelo altamente exclusivo.

O Ford Escort remasterizado foi construído do zero, mas tomou como base os projetos originais. Aliás, vale destacar que modelo não nasceu na década de 1980. Quando chegou ao Brasil, já estava em sua terceira geração. O esportivo trabalhado pela Boreham Motorworks se inspira no MK1, feito no início da década de 1970.

O novo esportivo traz uma carroceria de aço que, além de ser mais leve que a do modelo original, também oferece maior rigidez torcional. Além disso, há uma quantidade considerável de fibra de carbono em itens como capô, tampa do porta-malas e em alguns detalhes internos. Isso faz com que o Ford Escort RS “do futuro” pese apenas 800 kg.

Em termos visuais, a empresa seguiu padrão do Ford Escort original, mas trouxe linhas mais modernas para a carroceria. Os faróis de LED têm formato quadrado e as rodas são de 15 polegadas com o clássico design de quatro raios. Há mais de uma opção de pintura, mas a que mais chama atenção é a cor azul com listras brancas no capô, para-choques e na traseira. As lanternas são separadas e seguem bem o design do clássico esportivo.

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No interior, a empresa também resolveu ousar dentro dos parâmetros. O design da cabine é bem simples, mas temos revestimento em Alcantara no painel, volante, portas e bancos. Os medidores no painel são analógicos, mas têm visual mais moderno. Além disso, há um sistema de ar-condicionado, assentos do tipo concha e até uma área de armazenamento para capacetes.

Um detalhe que chama atenção é o rádio aplicado no painel, bem como o câmbio manual com disposição dos engates dog-leg – que evidenciam que a Boreham resolveu manter a identidade do Ford Escort RS MK1. O habitáculo, vale dizer, tem configuração para apenas duas pessoas. Dessa forma, na parte traseira, há uma gaiola de proteção.

O milionário que se interessar em comprar o novo Ford Escort RS poderá escolher entre duas opções de conjunto mecânico. O primeiro é uma versão atualizada do Twin-Cam original do Escort RS. Passou por mudanças significativas e recebeu, por exemplo, um novo sistema de injeção de combustível. Agora, rende 182 cv de potência acoplado a uma transmissão manual de quatro velocidades.

Já para quem busca mais emoção, há uma opção desenvolvida recentemente do motor 2.1, quatro-cilindros, naturalmente aspirado que entrega 296 cv. Segundo a empresa, este propulsor recebeu bielas de aço, injeção de combustível avançada, controle eletrônico do acelerador, escape de titânio personalizado e pesa menos de 85 kg. Ele trabalha em conjunto com um câmbio de cinco velocidades.

Na suspensão, o Ford Escort RS utiliza McPherson na dianteira e eixo rígido de alumínio e titânio na traseira, bem como diferencial traseiro de deslizamento limitado. A distribuição de peso é de 55:45. O sistema de freio comporta um conjunto de pinças dianteiras de quatro pistões e discos de 10,2 polegadas. Na traseira, são dois pistões e discos de 10,3 polegadas.

E não para por aí. A empresa divulgou que o Ford Escort RS vem com uma garantia de dois anos ou 32 mil km. Ou seja, uma certa segurança para quem se interessar por essa recriação inusitada de um clássico que é um verdadeiro carro de corrida.

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Fonte: direitonews

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