Força Nacional Reforça Combate a Incêndios no Pantanal com 80 Agentes


O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou o envio de 80 agentes da Força Nacional ao Mato Grosso para intensificar o combate aos incêndios e às queimadas que assolam o Pantanal. Metade do efetivo, composto por membros do Corpo de Bombeiros Militar, chegará nesta quinta-feira (27), enquanto os outros 40 estão programados para desembarcar no estado no sábado (29).

As operações terão como foco principal as áreas sob jurisdição do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e regiões pantaneiras, visando também combater o desmatamento, invasões de áreas federais e a extração ilegal de recursos minerais e madeira.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O apoio da Força Nacional foi autorizado após solicitação formal do ICMBio, que já conta com assistência semelhante nos estados do Amazonas, Mato Grosso, Pará e Rondônia.

Além dos agentes, serão enviados equipamentos essenciais como caminhões de combate a incêndios florestais, ferramentas de escavação, tochas, tanques flexíveis, drones, geradores de energia, dispositivos GPS e medidores de clima.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Ministério da Justiça está desenvolvendo um projeto para ampliar a estrutura da Força Nacional, com o objetivo de fortalecer a capacidade de resposta a desastres climáticos em todo o país, incluindo a criação de pontos estratégicos de apoio para agilizar o envio de recursos e pessoal.

Recordes de Queimadas no Pantanal

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O Pantanal enfrenta a maior quantidade de focos de incêndio já registrada no primeiro semestre desde 1988, quando o monitoramento via satélite pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) teve início. Apenas entre 1º de janeiro e 23 de junho deste ano, foram detectados 3.262 focos de queimadas, um aumento alarmante de 2.134% em relação ao mesmo período do ano passado.

Diante da situação crítica, o governo de Mato Grosso do Sul decretou estado de emergência na última segunda-feira (24), devido aos incêndios que já consumiram cerca de 600 mil hectares do Pantanal apenas em 2024.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

O mês de junho se destacou pela intensidade das queimadas, que continuam a devastar parte significativa deste importante bioma. Corumbá, no Mato Grosso do Sul, registra a maior concentração de focos, com 1.291 incêndios identificados. No bioma do Cerrado, também há um aumento preocupante, com 12.097 focos de incêndio desde o início do ano, representando um aumento de 32% em relação ao mesmo período do ano anterior.

CONTINUE LENDO APÓS O ANÚNCIO

Fonte: gazetabrasil

Anteriores Movimento de última hora de Macron e Scholz enfurece líderes da UE em cúpula, diz mídia americana
Próxima F1: Decisão de punir Piastri é “constrangedora” e McLaren decide apelar