Foguete sul-coreano realiza com sucesso 1º teste no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão


O veículo da Innospace chegou ao aeroporto de São Luís no dia 4 de dezembro, sendo transportado até o CLA, onde foi levado à Área 1, também conhecida como SISPLAT/VLS, onde foi montada a plataforma de lançamento, informou o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A operação de lançamento tem a participação da Força Aérea Brasileira (FAB), da Agência Espacial Brasileira (AEB), autarquia do MCTI, e da Innospace, startup sul-coreana de veículos lançadores de satélites.
O HANBIT-TLV é o primeiro veículo lançador de satélites de uma empresa privada estrangeira a utilizar o CLA, resultado da parceria entre a FAB e a empresa sul-coreana.
O foguete envolvido na operação de lançamento, batizada de Astrolábio, conta com o Sistema de Navegação Inercial (SISNAV), desenvolvido por militares e profissionais do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE), unidade pertencente à FAB.
O SISNAV é um experimento tecnológico brasileiro essencial para a navegação autônoma de foguetes, e pode ser um grande passo para o Brasil conquistar sua independência no desenvolvimento de veículos para lançamentos de satélites de todos os tipos.
O teste antecede o primeiro lançamento, a partir do CLA, em um contrato com a empresa, que deve ser realizado até o dia 21 de dezembro.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores ‘CIA esteve envolvida no assassinado do presidente Kennedy’, diz fonte de alto escalão à mídia
Próxima 'CIA esteve envolvida no assassinado do presidente Kennedy', diz fonte de alto escalão à mídia