FNDE e PGFN assinam parceria para gestão de dívidas ativas do Salário-Educação


Crédito: Freepik

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), em articulação com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), estabeleceu, nesta quarta-feira, 17, um Acordo de Cooperação Técnica (ACT). A iniciativa, firmada na sede da PGFN, tem como objetivo principal promover o intercâmbio de dados, informações e conhecimentos entre as instituições, focando na gestão e recuperação de valores inscritos em dívida ativa referentes à contribuição social do Salário-Educação.

Segundo a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, o acordo viabilizará um controle mais efetivo sobre os valores inscritos em dívidas ativas da União, seus devedores e os protestos realizados em cartórios extrajudiciais. “Esta recuperação de créditos é fundamental para fortalecermos ações destinadas à manutenção e ao desenvolvimento da educação básica pública. Estamos lidando com uma contribuição social que deve ser respaldada por transparência e cidadania fiscal”, enfatizou.

Além da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, assinou o acordo a procuradora-geral da Fazenda Nacional, Anelize de Almeida.

Funcionamento do acordo – A PGFN fornecerá ao FNDE uma lista dos créditos inscritos em dívida ativa da União referentes à contribuição do Salário-Educação, para ser divulgada no site da autarquia. Além disso, serão encaminhados relatórios sobre a regularização das pendências, com prioridade para o protesto das inscrições relacionadas à contribuição social do Salário-Educação.

Por sua vez, o FNDE disponibilizará em seu próprio espaço a relação de créditos inscritos em dívida ativa da União, colaborando também com o aprimoramento da defesa dos interesses da gestão e arrecadação da contribuição. A autarquia promoverá campanhas de conscientização sobre a importância do Salário-Educação na manutenção e desenvolvimento da educação básica.

A expectativa com o Acordo de Cooperação Técnica é estimular e ampliar o engajamento social no controle da dívida ativa. O alcance nacional da parceria pode impulsionar a regularização dos débitos pelos contribuintes, uma vez que as informações serão concentradas em um único local, acessível a diversos segmentos da sociedade.

Salário-Educação – Compete ao FNDE, autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação, realizar a distribuição da arrecadação do Salário-Educação aos estados, Distrito Federal e municípios, em forma de cotas. Os valores decorrentes da contribuição social configuram uma fonte suplementar de financiamento da educação básica, cujos recursos podem ser utilizados pelos estados e municípios para o desenvolvimento e manutenção de suas redes de ensino, com foco nas necessidades locais. Desse modo, trata-se de uma fonte de recursos fundamental para os entes federados, juntamente com os recursos do Fundeb e os impostos e transferências constitucionais vinculados à educação.

Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas – Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: imprensa.amm.mt@gmail.com
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá – Mato Grosso – CEP 78049-938

Fonte: amm

Anteriores Conselheiros municipais de saúde são empossados
Próxima Novo míssil anunciado pelos EUA, Mako, é 'hipersônico' só no nome?