FMTEI discute políticas públicas da Educação Infantil


Nesta segunda-feira (05), o Instituto de Educação (IE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) sediou uma reunião especial de retomada do Fórum Matogrossense de Educação Infantil (FMTEI). O encontro reuniu representantes do poder público e da sociedade civil para discutir e propor políticas públicas que fortaleçam a área da educação infantil.

Durante o evento, a diretora do IE, professora Rute Cristina Domingos da Palma, destacou a função do FMTEI como espaço de proposição e monitoramento das políticas públicas. “O fórum busca articular diferentes segmentos, setores e autoridades envolvidas nessa temática, visando o aprimoramento das políticas que são implementadas em Mato Grosso”, disse.

Jaqueline Pazuki, coordenadora do Fórum Matogrossense de Educação Infantil, ressaltou que o FMTEI faz parte de uma rede composta por 26 fóruns estaduais. “Essa rede tem como objetivo agregar instituições, entidades, atores políticos e pessoas engajadas com a pauta primeira infância e a educação infantil. Aqui temos um espaço de debate, conversa, e também de crítica”.

Representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação em Mato Grosso (Undime-MT), Vanilda Carvalho Mendes enfatizou a importância das discussões promovidas pelo fórum. “A Undime-MT trabalha em parceria com os municípios, que são os principais responsáveis pelas políticas de educação infantil. O avanço das políticas nessa área é fundamental para garantir o desenvolvimento pleno das crianças em todo o estado”, completou.

Lezi Aparecida da Silva, gerente de formação de Várzea Grande, destacou a participação do município com o objetivo de aprimorar a etapa de educação infantil por lá, que, de acordo com ela, tem se fortalecido na cidade nos últimos anos. “Além disso, há um esforço para estreitar relações com as instituições, a fim de avançar com as propostas que têm sido incorporadas ao currículo da educação infantil de Várzea Grande”, concluiu.

O encontro do FMTEI proporcionou um ambiente propício para a discussão e articulação de políticas públicas que visam a valorização e o aprimoramento da educação infantil em Mato Grosso. A união de diferentes atores e setores mostra o compromisso e a busca pelo fortalecimento da primeira infância no estado.

Fonte: ufmt

Anteriores Benzema dá adeus ao Real Madrid e aos carrões que recebeu de graça por 14 anos; veja os modelos
Próxima EUA não conseguem desacreditar China e a tornar ameaça à segurança regional, dizem especialistas