Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, usou as redes sociais nesta quarta-feira (9) para defender a atuação da Corte após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre todos os produtos importados do Brasil. A medida, segundo o republicano, foi motivada, entre outros fatores, pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF.
Em uma publicação no Instagram, Dino exaltou o papel do Supremo sem citar diretamente o nome de Trump. “Uma honra integrar o Supremo Tribunal Federal, que exerce com seriedade a função de proteger a soberania nacional, a democracia, os direitos e as liberdades, tudo nos termos da Constituição do BRASIL e das nossas leis”, escreveu o ministro.
A manifestação ocorreu horas depois de Trump tornar pública uma carta enviada ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na qual justificou a elevação das tarifas como resposta ao que considera perseguição política contra Bolsonaro, réu no STF por tentativa de golpe de Estado.
Na mesma carta, o presidente norte-americano acusou o Supremo de promover “censuras secretas e ilegais” a plataformas de mídia dos Estados Unidos e de “atacar as eleições” brasileiras. As novas tarifas anunciadas por Trump entrarão em vigor em 1º de agosto de 2025.
A medida gerou reações imediatas do governo brasileiro, que convocou uma reunião de emergência e articula, por meio do Itamaraty e do Ministério da Fazenda, estratégias para lidar com as sanções comerciais impostas por Washington.
Fonte: gazetabrasil