Flagra: Zeekr X, SUV elétrico chinês, quer brigar com BMW e Porsche


A Zeekr já confirmou sua chegada ao Brasil no segundo semestre com o crossover 001. Porém, além dele, está no radar da marca chinesa ainda para este ano um SUV médio cujo nome é X, conforme contamos neste outro artigo. Foi justamente este modelo que foi visto em testes no Brasil sem qualquer tipo de camuflagem. Os flagras foram feitos pelas páginas @exoticsdiplomatics e @carsbysfs no Instagram.

As imagens mostram a traseira e partes da frente e da lateral esquerda do Zeekr X, exibindo sua carroceria cheia de recortes retos. As portas laterais traseiras, por exemplo, trazem uma linha ascendente que termina apenas na junção do teto. Faróis e lanternas são afilados e igualmente repletos de vincos. Toda a iluminação é feita por LEDs.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Vale lembrar que a Zeekr pertence ao grupo Geely, o mesmo que é dono da sueca Volvo. Por isso, o X compartilha parte do conjunto mecânico com o Volvo EX30, embora tenha dimensões maiores e porte semelhante ao do XC40. São 4,43 metros de comprimento e 2,75 m de entre-eixos. Apesar disso, sua plataforma é nova e se chama SEA, uma evolução da base CMA usada pela própria Volvo.

Assim como o 001, o Zeekr X deve ser lançado em duas ou três versões de acabamento, com duas diferentes motorizações. A opção de entrada oferece apenas um motor elétrico, com tração traseira e 272 cv de potência. Leva 5,6 segundos para ir de 0 a 100 km/h e cada carga das baterias de 69 kWh, por íons de lítio, garante autonomia de 440 km.

Quando um segundo motor elétrico é adicionado ao eixo dianteiro, a potência chega a 428 cv combinados, garantindo desempenho melhor: 3,8 s para ir de 0 a 100 km/h. A bateria, que tem a mesma capacidade de 69 kWh, passa a oferecer 400 km de autonomia, também segundo o ciclo WLTP. Os números de alcance devem diminuir na homologação do Inmetro.

O objetivo da Zeekr é se posicionar em um segmento acima da BYD, buscando uma faixa mais premium de clientes. Executivos da marca afirmam que seu objetivo é concorrer com BMW, Audi e até a Porsche, oferecendo produtos que sejam vistos como carros com boa dose de luxo e, ao mesmo tempo, de esportividade.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Presidente da OAB Tocantins é indiciado pela Civil, acusado de calunia, difamação e injúria contra delegado no TJTO
Próxima Tecnoshow 2024: Fávaro anuncia integração do serviço de inspeção de Rio Verde ao sistema nacional