Lançamento de peso dentro do calendário de novidades da Volkswagen para o Brasil em 2025, o aguardado Tera acaba de dar as caras quase sem disfarces. Prova disso são as imagens deste flagra, captadas nas gélidas estradas do norte da Europa e publicadas pelos sites Motor.es e Carscoops. As fotos revelam o SUV compacto por completo em testes finais e confirmam o visual de “mini-Tiguan” que já vinha sendo esperado para o modelo.
A dianteira, já antecipada em teasers, terá faróis bem integrados ao formato da grade e para-choque com ampla abertura inferior. Nas laterais, a Volkswagen reforçará a pegada SUV com boa altura da carroceria em relação ao solo e revestimentos plásticos nos arcos das rodas. A traseira terá lanternas integradas por uma barra preta, mas sem ligação luminosa como nos modelos mais caros da marca. O flagra até faz parecer que há conexão de LEDs entre as peças, mas é tudo truque da camuflagem.
Baseado na plataforma MQB A0, amplamente usada pelos carros da VW no Brasil, o Tera será posicionado abaixo de Nivus e T-Cross, assumindo a missão de brigar diretamente com Renault Kardian e Fiat Pulse. Autoesporte apurou que o SUV será equipado com o mesmo motor 1.0 MPI aspirado flex de 84 cv do Polo Track na versão básica, além do 1.0 170 TSI de 116 cv nas configurações intermediária e topo de linha.
O objetivo será praticar preços entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, cobrindo assim ampla faixa dentro do segmento. Não por acaso, o Tera chegará ao mercado com a pretensão de ser o SUV mais vendido da Volkswagen no Brasil (posto hoje ocupado pelo T-Cross). O lançamento já foi anunciado e está marcado para acontecer no dia 2 de março, durante o Carnaval carioca.
A expectativa é de que o Tera abra o domingo de desfiles no Rio de janeiro, entrando na avenida antes da Unidos de Padre Miguel. A chegada às lojas acontecerá na sequência. Toda produção será concentrada na fábrica de Taubaté (SP). Além do Brasil, a planta paulista será responsável por abastecer diversos outros mercados da América Latina, incluindo México, Argentina e Uruguai.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews