O calendário de novidades da Toyota para o Brasil reserva para os próximos meses um importante lançamento no setor de veículos comerciais: a van Hiace. Montada na Argentina desde o início de 2024, a rival de Fiat Ducato e Renault Master chegará ao país, conforme revelado anteriormente por Autoesporte, para representar a marca no concorrido segmento de transporte de passageiros.
O conjunto mecânico é emprestado da picape média Hilux e promete ser o principal chamariz do modelo. Algumas unidades da Toyota Hiace já circulam em testes por aqui, como podemos notar no flagra captado por Autoesporte.
A expectativa é que o lançamento da “van da Hilux” aconteça, segundo apuramos, em agosto. Antes mesmo da estreia oficial de outra novidade importante da marca para o Brasil: o Yaris Cross. O SUV compacto, vale lembrar, seria apresentado em julho, mas atrasou e agora está programado para o mês de outubro.
Em termos dimensionais, a Toyota Hiace tem 5,91 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 2,28 m de altura e 3,86 m de entre-eixos. A versão mais cotada para o Brasil é a Commuter, que tem capacidade para levar até 14 passageiros (motorista e mais 13 pessoas).
A fábrica argentina de Zárate monta ainda a variante H2L2, que tem três lugares e privilegia o espaço para carga na traseira. O lançamento desta variante também é cogitado.
O visual da Hiace foi retocado pela última vez em 2020 e reflete a identidade visual da Toyota na época. A dianteira tem faróis retangulares, para-choque com recortes retilíneos e grade formada por elementos cromados.
Nas laterais, há porta corrediça do lado oposto ao motorista e ampla área envidraçada. Já na traseira, as lanternas são verticais e posicionadas nas extremidades da carroceria, favorecendo abertura ampla da tampa.
Por dentro, a van tem painel com elementos posicionados junto ao motorista (em especial a alavanca de câmbio), console central com amplo porta-objetos, central multimídia, volante com comandos integrados e materiais de diferentes cores na composição do acabamento.
Mecanicamente, a Hiace adota o mesmo conjunto já usado por Hilux e SW4. Ou seja, motor 2.8 turbodiesel associado ao câmbio automático de seis marchas. A diferença é que na van o rendimento é menor: 163 cv de potência e 42,8 kgfm de torque. O trem de força será um dos principais argumentos de venda do utilitário, especialmente por ter ampla disponibilidade de peças no mercado e manutenção já conhecida.
Na Argentina, a montagem acontece em regime de CKD, ou seja, com kits de peças importados do Japão. Mas, como alguns componentes são compartilhados com a Hilux, a própria rede de fornecedores instalada em Zárate abastece as operações com o motor e o eixo traseiro.
Para o Brasil, a expectativa é que o pacote de equipamentos seja o mesmo já oferecido na Argentina. Ou seja, ar-condicionado com saídas e regulador manual para bancos traseiros, câmera de ré, vidros elétricos dianteiros, coluna de direção com ajuste de altura e profundidade, banco do motorista com ajuste de altura, ajuste longitudinal e reclinação do encosto, volante multifuncional, quadro de instrumentos de 4,2” em TFT, central multimídia com tela de 9”, entre outros.
No quesito segurança, destaque para airbags frontais para motorista e passageiros, airbag de joelho para o condutor, alarme, freios com ABS e EBD, faróis de neblina, controle de tração (TRC), controle de estabilidade (VSC) e assistência ao arranque em subida (HAC), por exemplo.
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Fonte: direitonews