Após passar por um período de indefinição, conforme revelado por Autoesporte no mês de abril, a divisão brasileira da Suzuki parece ter novos planos para o mercado. Prova disso são as imagens deste flagra, que pela primeira vez revelam protótipo do SUV elétrico e-Vitara rodando em testes por aqui. As fotos foram captadas durante recarga do modelo em Catalão (GO), cidade-sede da empresa no Brasil, e publicadas pelos perfis @abandonadosptobr e @placaverde.
Embora a Suzuki ainda não tenha se pronunciado oficialmente, a aparição do e-Vitara em solo nacional é um indicativo importante de que uma nova estratégia comercial para o nosso mercado está em curso. A marca é representada no pelo grupo HPE Automotores e atualmente tem portfólio formado apenas pelo jipinho Jimny Sierra, cuja tabela de preços vai de R$ 155.990 a R$ 216.990.
Vale salientar que as unidades comercializadas agora foram importadas ainda em 2024, antes da entrada em vigor das regras anti-poluição do Proconve L8. Autoesporte apurou que a montadora trouxe do Japão cerca de 1,5 mil exemplares para abastecer a rede ao longo de 2025, até que haja uma definição sobre a realização de atualizações no motor 1.5 K15B ou a entrada em vigor de novos planos (o que parece começar a acontecer).
O e-Vitara flagrado em Catalão (GO) foi apresentado pela Suzuki em 2024 e figura como uma das principais apostas da marca para o mercado de SUVs elétricos. Ao todo, mede 4,28 m de comprimento,1,80 m de largura, 1,63 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Na Europa, onde já é vendido, possui três versões e autonomias que variam de 310 km a 450 km (padrão WLTP).
A configuração de entrada tem motor dianteiro de 144 cv, baterias de 49 kWh e tração dianteira. Uma segunda variante 4×2 traz conjunto mecânico mais parrudo, com 174 cv e baterias de 61 kWh. Por fim, a versão 4×4, tão esperada entre os fãs da Suzuki, mantém a bateria maior, mas tem potência combinada de 184 cv, sendo que um motor elétrico traseiro de 65 cv cumpre a função de movimentar as rodas de trás.
Neste caso, o sistema Allgrip-e inclui um modo Trail que usa os freios para emular o funcionamento de um diferencial de deslizamento limitado tradicional. Toda produção é concentrada na fábrica de Gujarat, na Índia. No exterior, vale lembrar, o modelo tem um gêmeo vendido pela Toyota, chamado de Urban Cruiser.
O lançamento do modelo no Brasil seria facilitado pela homologação mais simples, já que é um veículo elétrico. Por aqui, concorreria diretamente com Peugeot e-2008, BYD Yuan Pro, Neta X e companhia.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews