Flagra: SUV do Chevrolet Onix terá item de segurança que falta no hatch


A General Motors segue testando o SUV de entrada baseado no Chevrolet Onix, que será lançado em 2026 no segmento de Volkswagen Tera, Fiat Pulse e Renault Kadian. Apesar da camuflagem esconder o visual, este novo flagra do perfil Placa Verde (@placaverde) traz um detalhe revelador: o modelo terá sistema de frenagem de emergência, que não é oferecido no hatch.

O que comprova sua adoção é o recorte na região superior do para-brisa, próximo do retrovisor interno. É onde fica a câmera de segurança que compõe o sistema EAB, que pode frear o veículo automaticamente ao detectar risco de colisão. O Tracker traz este sistema que o Onix — modelo no qual este novo SUV é baseado — ainda não oferece.

Além de proporcionar um campo de visão mais amplo para o sistema Adas, as câmeras internas alocadas no para-brisa reduzem os custos de reparabilidade. Pelo posicionamento do novo SUV, que ainda não teve seu nome revelado, é provável que este equipamento apareça somente na versão topo de linha.

A GM exibiu o primeiro teaser de seu novo SUV de entrada abaixo do Tracker, onde comprovou que o modelo terá faróis de LED subdivididos. Outra característica comprovada pelos flagras são as lanternas, que serão interligadas por um filete acrílico para diferenciá-lo tanto do Onix quanto do Tracker.

O novo Chevrolet repetirá a receita dos concorrentes. Com os SUVs compactos ficando cada vez mais caros e equipados, a GM viu a necessidade de criar uma alternativa abaixo do Tracker. A atual plataforma do Onix será reaproveitada para reduzir o tempo de desenvolvimento — inclusive, os modelos compartilharão a linha de montagem em Gravataí (RS).

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

Dentro da mesma receita do Fiat Pulse, que conserva as folhas de porta do Argo, o novo SUV da Chevrolet terá o mesmo design lateral do Onix hatch. Os flagras deixam claro que as portas são exatamente as mesmas, incluindo recortes, vincos e estilo das maçanetas. Tal estratégia também foi aproveitada pela Volkswagen no Nivus, que tem as mesmas portas do Polo.

Com isso, o SUV da GM provavelmente terá 2,55 metros de distância entre-eixos, característica que o colocará entre Volkswagen Tera (2,57 m) e Fiat Pulse (2,53 m), mas bem abaixo do Renault Kardian (2,60 m).

Sob o capô, marcará presença o conhecido motor 1.0 turbo flex de três cilindros. A dúvida é se a GM utilizará a opção com injeção direta de combustível disponível no Tracker ou o sistema multiponto do Onix.

Em ambos os casos, o motor 1.0 turbo da GM desenvolve até 115 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Já o câmbio poderá ser manual ou automático, sempre de seis marchas.

Outra indefinição diz respeito à adoção de um motor 1.0 aspirado para a versão de entrada do novo SUV. É uma possibilidade, caso a Chevrolet queira competir em um leque maior de opções com o Tera, por exemplo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Vereador indenizará Felipe Neto após acusá-lo de pedofilia em vídeos
Próxima Este é o estado do Brasil com o maior número de pessoas separadas ou divorciadas; confira o ranking