Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades da Chevrolet para 2026, o inédito SUV de entrada derivado do Onix segue em ritmo intenso de testes no Brasil. Em flagra publicado no Instagram pelo perfil @placaverde, o modelo já aparece com carroceria definitiva e diversos detalhes do design à mostra. É o caso da traseira, que terá lanternas posicionadas na horizontal e com formato claramente inspirado no Equinox EV.
As peças serão interligadas, atravessando toda a tampa do porta-malas, e contarão com LEDs seccionados — exatamente como no SUV elétrico. A solução promete gerar efeito visual interessante, seguindo a tendência global da General Motors. Ainda na traseira, haverá novo para-choque e um chamativo aerofólio.
No geral, as linhas prometem conferir dose extra de personalidade ao modelo na comparação com o Onix. Isso porque o SUV compacto aproveitará boa parte da estrutura do hatch, no mesmo esquema que a Fiat fez com o Pulse em relação ao Argo. Não por acaso, o modelo da Stellantis será um dos principais rivais do novo Chevrolet, ao lado de Volkswagen Tera e Renault Kardian.
Dentro da mesma receita do Fiat Pulse, que conserva as folhas de porta do Argo, o novo SUV da Chevrolet terá o mesmo design lateral do Onix hatch. O flagra deixa claro que as portas serão exatamente as mesmas, incluindo recortes, vincos e estilo das maçanetas.
O parentesco direto gera economia de escala para a Chevrolet, reduzindo o tempo de desenvolvimento do projeto e simplificando os processos de produção do carro. A Volkswagen já usou a estratégia parecida com o Nivus, que herdou as portas do Polo.
A mesma tática de simplificação e economia vale para a distância entre-eixos, que também será herdada do Onix hatch. Com isso, os 2,55 metros colocarão o SUV entre Volkswagen Tera (2,57 m) e Fiat Pulse (2,53 m), mas bem abaixo do Renault Kardian (2,60 m).
Por outro lado, o comprimento certamente ficará além dos 4,16 m do Onix, acima dos principais rivais. O porta-malas, por sua vez, deverá crescer para além dos 275 litros do Onix atual.
Seguindo identidade visual adotada por todos os lançamentos recentes da Chevrolet, o SUV do Onix terá dianteira inspirada no Tracker e na Montana. A expectativa é de que os faróis sejam divididos e equipados com luzes de LED (recurso presente em todos os rivais diretos). Junto com o capô elevado e o para-choque mais robusto, o conjunto promete resultado arrojado e chamativo.
Mecanicamente, o novo SUV praticamente não mudará em relação ao Onix. Sob o capô, marcará presença o conhecido motor 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta e 121 cv de potência e 16,8 kgfm de torque, quando abastecido com etanol. O câmbio poderá ser manual ou automático, sempre de seis marchas.
Há dúvidas sobre a utilização da versão aspirada do propulsor, que entrega até 82 cv e 10,6 kgfm de torque. É uma possibilidade, caso a Chevrolet queira competir em um leque maior de opções com o Tera, por exemplo. Menos provável é que o SUV de entrada aproveite o 1.2 turbo de 141 cv usado em Tracker e Montana.
O lançamento está programado para 2026, conforme já adiantado pela própria Chevrolet. Toda produção será concentrada na fábrica de Gravataí (RS), ao lado de Onix e Onix Plus.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews