Flagra: sucessora da Volkswagen Saveiro mostra frente definitiva pela 1ª vez


A Volkswagen continua firme no desenvolvimento do projeto Udara ou VW247, que dará vida a uma picape intermediária com porte de Chevrolet Montana. Flagra enviado à Autoesporte pelo leitor Gustavo Carnib mostra um protótipo da caminhonete exibindo pela primeira vez elementos visuais definitivos no balanço dianteiro.

Quando visto de traseira, o protótipo com carroceria de Tiguan e bitolas estreitadas parece apenas uma mula, igual a que foi flagrada em janeiro deste ano. Contudo, ao observarmos a parte dianteira, vemos que elementos como faróis, grade e para-choque frontal são diferentes de qualquer produto vendido atualmente pela Volkswagen no Brasil. São componentes inéditos da própria Udara.

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Com isso, está claro que a Udara terá um visual que seguirá linhas parecidas com as do Tera, porém com um visual mais robusto, dotado de faróis mais espichados e tomadas de ar maiores. Os demais elementos da carroceria do protótipo, como capô e estampagens laterais e traseira, ainda são provisórios do Tiguan.

Entretanto, as bitolas mais estreitas, deixando as rodas bem para dentro das caixas, e a suspensão traseira por eixo rígido com molas semielípticas, bem aparentes nas fotografias do ângulo traseiro, confirmam que se trata da Udara, nome usado provisoriamente para tratar do projeto.

Construída sobre a plataforma MQB A0, a mesma de Polo, Virtus, Nivus, T-Cross, além do próprio Tera, a Volkswagen Udara ou VW247 terá um porte similar ao da Chevrolet Montana. Conforme informado pelo presidente da Volkswagen na América Latina, Alexander Seitz, seu objetivo será ocupar tanto o lugar de sucessora da Saveiro, na briga com a Fiat Strada, e ao mesmo tempo lutar contra as versões de entrada da Fiat Toro.

É justamente por isso que os engenheiros usam a carroceria de um Tiguan como mula. O SUV de sete lugares tem 4,70 metros de comprimento e 2,79 m de entre-eixos, enquanto a picape intermediária terá cerca de 4,75 m de comprimento e 2,80 m de entre-eixos. Entretanto, as bitolas mais estreitas deixem claro de que se trata de um veículo de largura menor (cerca de 1,76 m), por usar a suspensão dianteira do T-Cross.

Falando em T-Cross, é do SUV compacto que virá toda a estrutura dianteira do monobloco, incluindo assoalho, painéis, longarinas e colunas A e B. Apesar disso, a Volkswagen Udara terá peças de estampagem, como capô, para-lamas e portas dianteiras, exclusivas. Já a porção traseira da carroceria, da coluna B para trás, será totalmente nova.

O projeto deve estrear no Brasil o motor 1.5 TSI Evo2 flex aliado ao câmbio automático de oito marchas, possivelmente já com um sistema híbrido leve de 48 Volts, sendo na prática o primeiro veículo eletrificado produzido pela marca no Brasil — embora a segunda geração do T-Cross seja o primeiro híbrido pleno.

Com o motor 1.5 TSI Evo2, a Volkswagen Udara terá 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. A produção será em São José dos Pinhais (PR), junto de T-Cross e do Virtus, dentro de um pacote de investimentos de R$ 3 bilhões só para o complexo paranaense, que faz parte do ciclo de R$ 20 bilhões e 17 lançamentos da marca para o Brasil até 2028.

O lançamento da nova picape intermediária da Volkswagen está previsto para o primeiro semestre de 2026. Os preços devem ficar entre R$ 120 mil e R$ 180 mil. Com a sua chegada, a Saveiro deve sair de linha. Conforme noticiamos em primeira mão em abril, são seis os candidatos a nome definitivo do modelo registrados no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi): Acron, Airon, Arena, Tagro, Tukan e Udara.

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Fonte: direitonews

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