O Grupo Renault realiza testes de um sistema híbrido 4×4 inédito na Europa, como revelam as imagens publicadas por nossos colegas do Motor.es na Espanha. Este será o conjunto utilizado nos novos Dacia Duster e Bigster, e também na picape intermediária que, em alguns anos, chegará para concorrer com a Fiat Toro.
O flagra mostra um protótipo do Duster desfilando sem camuflagem, deixando aparecer o motor elétrico montado no eixo traseiro. Existem versões do SUV compacto europeu à venda com tração 4×4 — mas, neste caso, a transferência de força para as rodas de trás é mecânica, por eixo cardã. A Dacia, vale lembrar, é uma submarca da Renault fundada na Romênia, focada em carros de baixo custo.
Neste novo arranjo — aguardado na picape brasileira antecipada pelo conceito Niagara — o motor elétrico traseiro é acionado em momentos de baixa aderência. Pelo seletor de modos de condução, será possível selecionar tração nas quatro rodas em tempo integral. Até por isso o sistema será batizado de e-4WD (“electric four wheel drive”, ou tração elétrica nas quatro rodas).
Outro ponto de evolução do novo Duster 4×4 em comparação com a versão atual está no câmbio. O modelo disponível nas lojas é vendido exclusivamente com câmbio manual. No caso da versão atualizada, a transmissão será automatizada, provavelmente do tipo DCT (dupla embreagem) já usada no Kardian.
Resta saber também se o motor a combustão do modelo europeu continuará sendo o 1.2 turbo de três cilindros que equipa a versão atual. Para o Brasil, há chances do motor 1.3 turbo da versão mais cara do Duster ser a base do sistema.
Este novo conjunto híbrido chegará à Europa nos próximos meses, mas deve levar algum tempo até ser oferecido na Niagara no Brasil. A picape será apresentada em 2026, mas as versões eletrificadas vão chegar depois.
Inclusive, o plano da Renault é manter a Oroch em linha como uma caminhonete mais simples. Dessa forma, repetirá a estratégia da Fiat, que oferece a Strada no segmento de entrada e a Toro como um modelo espaçoso e bem equipado.
A Niagara chegará como fruto do investimento da Renault na região. Porém, ao contrário da Oroch, feita na fábrica de São José dos Pinhais (PR), a nova caminhonete será montada na Argentina. Em uma “correção de rota”, a marca francesa abandonou os carros simples para focar em segmentos mais rentáveis. A chegada do Kardian foi o primeiro indício da movimentação. Depois, ainda haverá o lançamento do Boreal no segmento dos SUVs médios.
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Fonte: direitonews