O segmento de SUVs com estilo cupê é certamente um dos mais promissores do mercado e continuará recebendo atenção especial da Renault pelos próximos anos. A marca já atua na categoria com os modelos Rafale e Arkana, focados na Europa, e deverá apostar agora em uma opção inédita para alcançar mercados internacionais — incluindo o Brasil. O novo modelo ainda não tem nome, mas foi flagrado recentemente em testes na Coreia do Sul e já roda com carroceria definitiva.
Apesar do segredo mantido pela Renault, protótipos adiantam que o crossover terá porte médio e seguirá a receita que consagrou o BMW X6 no segmento. Nesse sentido, destaque para a traseira com caimento diferenciado, spoiler integrado e linha de cintura alta. O flagra revela ainda que o modelo terá lanternas divididas pela tampa do porta-malas e placa de identificação instalada no para-choque. As rodas já são definitivas e têm pintura escurecida.
Nas laterais, o design das portas e maçanetas lembra o recém-lançado Grand Koleos (próxima grande novidade da marca para o Brasil) e sugere a existência de parentesco direto entre os dois carros. Nesse sentido, tudo indica que o cupê está sendo desenvolvido pela divisão da Renault na Coreia do Sul em colaboração com a Geely. Não por acaso, a chinesa é dona de 34% das ações da subsidiária coreana da gigante francesa.
Em razão da parceria, o novo SUV será feito sobre a plataforma CMA (Compact Modular Architecture) usada em carros da Volvo e da Lynk & Co (ambas são integrantes do grupo Geely). Na prática, será a mesma receita já seguida pelo Grand Koleos, também baseado nessa arquitetura. A matriz oferece suporte para eletrificação e dispõe de modernos recursos de segurança e assistência à condução.
No Grand Koleos, a Renault usa um conjunto híbrido que, embora atenda pelo nome de E-Tech, é de origem Geely. O motor 1.5 turbo tricilíndrico de ciclo Miller e injeção direta entrega 150 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. Dois propulsores elétricos completam o sistema, sendo um de 82 v e um de tração com 136 cv. No total, a potência combinada é de 245 cv e o torque máximo declarado de 32,6 kgfm.
O câmbio é o Multimode, do tipo DHT, com três marchas físicas e relações subsequentes preenchidas pelo conjunto elétrico. Dados de fábrica indicam consumo superior a 23 km/l. Confirmado o parentesco entre os dois modelos, são grandes as chances de o SUV cupê adotar a mesma motorização do primo.
O lançamento é aguardado para os próximos meses e a chegada ao Brasil vem sendo bastante cogitada, especialmente depois da parceria firmada entre a Renault local e a Geely.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews