O Renault Grand Koleos deu as caras mais uma vez no Brasil. Mas, agora, o SUV aparece rodando em testes sem nenhum tipo de disfarce nas imagens feitas pelo perfil @placaverde. Como antecipado por Autoesporte, ele será o primeiro modelo híbrido da marca francesa à venda em nosso mercado. A previsão é de que o lançamento aconteça em 2026.
O projeto sul-coreano, fruto da parceria entre Renault e a chinesa Geely, o Grand Koleos é conhecido internamente como projeto Aurora 1 e deve manter o mesmo nome de produção usado na Coreia do Sul.
Importante lembrar que a parceria entre as duas fabricantes ganhou um novo capítulo na América Latina, afinal, a marca chinesa estrou no Brasil com seu SUV elétrico EX5 por meio de uma sociedade com a Renault. O acordo também prevê a produção de veículos híbridos e elétricos para a chinesa em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR).
Voltando ao Grand Koleos, sob o capô, o modelo virá equipado com um conjunto híbrido que, embora atenda pelo nome de E-Tech, é de origem Geely. Trata-se do motor 1.5 turbo de três-cilindros 12V de ciclo Miller, com injeção direta de combustível, que rende 150 cv de potência e 22,9 kgfm de torque.
O motor a combustão é aliado a dois propulsores elétricos, um de 82 cv e um de tração com 136 cv. Portanto, a potência combinada é de 245 cv e torque máximo declarado de 32,6 kgfm.
O câmbio do SUV médio é o Multimode, devidamente registrado pela Renault no Brasil. A transmissão do tipo DHT tem três marchas físicas, com as relações subsequentes preenchidas pelo conjunto elétrico. Com tal conjunto, o Grand Koleos tem consumo de combustível que pode passar dos 23 km/l.
O SUV sino-francês é equipado com baterias de íons de lítio, do tipo níquel-manganês-cobalto (NMC). A capacidade é de 1,62 kWh e permite que o modelo rode bem pouco no modo puramente elétrico.
O Renault Grand Koleos tem dimensões parecidas com as de um Toyota SW4, com 4,78 metros de comprimento e 2,84 m de entre-eixos. No entanto, oferece apenas configuração para cinco ocupantes. O utilitário esportivo é feito sobre a plataforma CMA. Ou seja, a mesma do Volvo XC40 e de outros modelos de marcas do grupo Geely.
No exterior, o Grand Koleos traz grade tipo colmeia com o logo da Renault bem no centro, além de um para-choque frontal elevado, dando um visual musculoso ao SUV. Os faróis de LED têm desenho retangular, enquanto as lanternas são conectadas na tampa do porta-malas. Na foto, é possível perceber um leve caimento de teto.
Até o momento, não há flagra do interior. Entretanto, o SUV sul-coreano traz três telas digitais de 12,3 polegadas cada, head-up display e pacote ADAS de assistências semiautônomas. O acabamento da cabine é escurecido, em couro, com uma proposta mais moderna. Os preços, em caso da Renault optar por trazer as versões mais completas, devem ficar na faixa de R$ 250 mil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews