A Renault segue testando o projeto RB3L4 (outrora R1312) nas ruas do Brasil. O modelo que, conforme apurações da Autoesporte, tem tudo para ser chamado de Boreal, chega no segundo semestre deste ano para rivalizar com Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.
O utilitário esportivo médio vem sendo testado exaustivamente pela fabricante no país. Primeiro, claro, a Renault se valeu de “mulas” que utilizavam “carapaça” do Dacia Duster (sim, o europeu). No entanto, já faz um tempinho que o modelo, chamado pela fabricante de “C-SUV”, roda com sua carroceria definitiva.
Neste novo flagra, as imagens gentilmente cedidas pelos colegas do perfil Placa Verde evidenciam alguns detalhes interessantes especialmente na dianteira. Dá para notar que a insígnia da Renault ficará em posição de destaque, proeminente. Além disso, a área é separada por três “cortes”. Há ainda entrada de ar significativa.
Na traseira podemos perceber que as lanternas são bastante avantajadas e invadem a tampa do porta-malas. O teto tem caimento distinto na coluna C, que confere ao modelo visual bem interessante, com alguma fluidez.
O futuro SUV médio da Renault também apresenta elementos similares aos do novo Dacia Bigster. As rodas, por exemplo, e as portas (com maçanetas embutidas na traseira) vêm do “irmão”. Vale lembrar que o Boreal terá a estrutura monobloco do modelo comercializado pela subsidiária romena. Justamente por isso, suas dimensões deverão ser mais ou menos as seguintes: 4,60 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,70 m de entre-eixos.
Todavia, é importante ressaltar que o Boreal tem visual único. Isso porque seus balanços dianteiro e traseiro têm diferenças consideráveis em relação ao Bigster. Por dentro, porém, podemos esperar que painéis e bancos sejam os mesmos do utilitário esportivo da Dacia. Terão apenas algumas adaptações, alguns temperos, específicos para o nosso mercado.
O Renault Boreal tem lançamento previsto, conforme já mencionamos, para o segundo semestre deste ano. Os preços, caso nada mude até lá, devem ficar numa faixa entre R$ 180 mil e R$ 200 mil. Num primeiro momento, o SUV médio provavelmente virá equipado com motor 1.3 TCe turbo, bicombustível, que rende até 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque. O câmbio será sempre do tipo CVT com simulação de oito marchas em todas as versões.
No entanto, bom frisar que o modelo também terá configuração com sistema híbrido leve. A tecnologia, contudo, deve chegar ao SUV médio apenas entre 2026 e 2027.
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Fonte: direitonews