Flagra: novo Volkswagen Golf GTI está muito próximo do lançamento


Após estreias de peso como Tera e Nivus GTS, o calendário de lançamentos da Volkswagen para o Brasil em 2025 ainda reserva novidades importantes. É o caso da nova geração do Golf GTI, que já foi confirmada e acaba de ser flagrada em testes pelo perfil @placaverde em Campos do Jordão (SP), localidade usual para ensaios de baixas temperaturas.

Completamente renovado, o modelo chegará ao mercado nos próximos meses e promete rivalizar diretamente com Honda Civic Type R e Toyota GR Corolla.

Sob o capô, o modelo terá o conhecido motor 2.0 turbo, quatro-cilindros, gasolina, com injeção direta, da família EA888. É o mesmo que está presente no Jetta GLI, porém em uma calibração mais agressiva, entregando 265 cv de potência e 41,5 kgfm de torque. O câmbio é também famoso, o DSG automatizado de dupla embreagem e sete marchas banhado a óleo. Com esse conjunto, o 0 a 100 km/h ocorre em 5,9 segundos.

A Volkswagen ainda não detalhou o pacote de equipamentos, mas o padrão deverá ser o mesmo da versão europeia. Ou seja, central multimídia flutuante MIB4 de 12,9 polegadas, interativa, com possibilidade de utilização de comandos de voz e inteligência artificial, integrada ao ChatGPT. O quadro de instrumentos é digital. Quanto ao acabamento, há a opção de bancos com revestimento em xadrez, sendo essa outra assinatura da família esportiva da Volkswagen.

Outros destaques vão para o console central elevado com apoio de braço em couro e contrastado com costuras vermelhas. Detalhes em vermelho também aparecem nas laterais dos bancos, bem como na costura e nos raios do volante, que é multifuncional. Por fim, uma linha luminosa de LED corta o painel na direção do banco do carona.

Os preços ainda não foram revelados. Na Europa, o modelo é vendido a partir de 53 mil euros, ou seja, cerca de R$ 340 mil em conversão direta.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Além do Golf GTI, outro lançamento flagrado foi a nova geração do Tiguan. O modelo já foi apresentado na América do Norte e chegará ao Brasil a partir do México, como na linhagem anterior, para aproveitar o acordo comercial vigente entre os dois países. Em outras regiões, como na Europa, o SUV recebe o nome de Tayron.

Na parte visual, os faróis de LED seguem a mesma linguagem visual do Tera, com a parte acrílica menor para realçar o tamanho da dianteira. O acabamento fumê adotado em todos os carros da Volkswagen desde 2009 segue marcando presença. Outra novidade é que as lanternas agora são interligadas, também a exemplo de outros SUVs da marca, como o T-Cross e Taos.

O interior traz uma grande central multimídia flutuante de 15 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. À frente do motorista, o painel de instrumentos digital também é novo, bem como o volante multifuncional. O console central alto abriu espaço para dois grandes porta copos e um reservatório abaixo do apoio de braço. Iluminação ambiente formada por filetes de LED completa o pacote de estilo.

Mecanicamente, o novo Tiguan mexicano manteve o conjunto atual e, pelo menos neste primeiro momento, não foi eletrificado. Com isso, segue equipado com o conhecido 1.4 turbo de 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque (porém, com câmbio automatizado de sete marchas), e 2.0 turbo de 204 cv e 32,6 kgfm (câmbio automático de oito velocidades). Este último deve ser o único motor disponível no Brasil, com lançamento previsto para 2026.

Na Europa, há uma opção 1.5 turbo atrelada a um conjunto híbrido plug-in (PHEV), que desenvolve 272 cv e pode marcar um consumo de até 27,7 km/l na cidade com gasolina. Esta seria a variante para concorrer com os modelos da BYD e GWM, mas ficará de fora do catálogo por enquanto.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores TJ-RR revoga prisão de advogado por tráfico aéreo; defesa sustenta primariedade, boa-fé e apresentação espontânea
Próxima Megaoperação Desarticula Quadrilha de Estelionatários que Aplicava “Golpe do Falso Advogado”