Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades da Nissan para o Brasil, o inédito SUV de entrada da marca está cada vez mais próximo de chegar ao mercado. Dirigentes da própria fabricante já confirmaram que a estreia acontecerá “nos próximos meses” e a circulação constante de protótipos só prova como o projeto está adiantado. No flagra mais recente, publicado pelo perfil @placaverde, é possível conferir detalhes finais do design.
Como revelado anteriormente, o novo SUV tomará como base a conhecida plataforma V do Kicks Play (modelo da geração anterior ainda em produção). Com isso, herdará a estrutura geral da cabine e até o formato das portas, como já revelado em flagras. Para gerar diferenciação, a Nissan aplicará uma série de truques estéticos e dará ao novo modelo personalidade e estilo próprios.
A dianteira, por exemplo, será inteiramente redesenhada e refletirá a mais recente identidade visual da marca. Os faróis serão espichados e terão luzes de LED integradas, ao passo que a grade terá filetes horizontais com revestimento cromado. Além disso, o capô será mais alto em relação ao Kicks Play e passará maior sensação de porte e robustez ao carro.
Na traseira, o novato ganhará para-choque mais encorpado e lanternas com formato mais retilíneo. A tampa do porta-malas também será inédita e não abrigará a placa de identificação, como acontece com o Kicks. Como truque de diferenciação entre os modelos, o suporte será deslocado para o para-choque. Nas laterais, haverá rodas de liga leve a calotas exclusivas.
Projetado para ficar abaixo do novo Kicks, que tem 4,37 metros de comprimento, o inédito SUV será ligeiramente menor. A Nissan pretende posicionar o modelo com preços competitivos e, em razão disso, optou pelo uso da plataforma já conhecida. A fábrica fluminense, inclusive, recebeu adaptações para produzir os veículos a partir das diferentes arquiteturas.
O uso da base V, aliás, afasta os rumores de que o novo SUV usaria a plataforma RGMP da Renault para ser uma espécie de “Kardian da Nissan”. Tampouco será a versão nacional do Magnite indiano, como também chegou a ser cogitado. Dessa forma, já sabemos que será um modelo inédito e desenvolvido de olho no gosto do consumidor brasileiro.
Sob o capô, o novo SUV usará o também conhecido motor 1.6 16V (o mesmo do Kicks Play). O propulsor rende 110 cv de potência com gasolina e 113 cv com etanol, além de torque de 15,2 kgfm e 15,3 kgfm, respectivamente. O câmbio principal será automático do tipo CVT, embora uma versão manual também não esteja descartada.
A produção será concentrada em Resende (RJ) e viabilizada por meio do investimento de R$ 2,8 bilhões que a Nissan vem fazendo na unidade. O Brasil será o primeiro mercado a receber o modelo, mas há planos também para exportação. Nesse sentido, pelo menos 20 países da região serão atendidos, especialmente México e Argentina.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews