Flagra: novo Renault Kwid E-Tech está pronto para encarar BYD Dolphin Mini


Em julho, Autoesporte publicou que o novo Renault Kwid E-Tech, configuração elétrica do subcompacto, estava nos planos para ser lançado no Brasil já em 2025. Agora, este flagra publicado pelo canal @autoinbrasil no Instagram mostra pela primeira vez um protótipo do modelo rodando perto da fábrica da marca francesa em São José dos Pinhais (PR).

Conforme revelam as imagens, o novo Kwid E-Tech vendido no Brasil terá o mesmo visual do Dacia Spring, seu irmão gêmeo vendido sob o logotipo da subisidiária romena na Europa. No mercado brasileiro, a renovação profunda permitirá um duelo mais franco contra o BYD Dolphin Mini no segmento de elétricos de entrada. Afinal, enquanto o rival da BYD já vendeu mais de 10 mil unidades em 2024, o Kwid E-Tech emplacou pouco mais de 600.

A expectativa é que o novo Renault Kwid E-Tech seja lançado no Brasil por volta de R$ 115 mil, mesma faixa de preço do Dolphin Mini. Com ele, outro objetivo da Renault será descolá-lo do Kwid a combustão, que não tem previsão de ser atualizado tão cedo e é visto como um carro muito simples. Assim, a variante elétrica ganharia mais apelo diante do Dolphin Mini.

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Conforme comprova o flagra, o novo Renault Kwid E-Tech terá visual muito similar ao do Duster de terceira geração (que não existe no mercado brasileiro). Para isso, adotará capô elevado, grade alta e alinhada com os faróis de LED, luzes diurnas com assinatura em forma de flecha e novo para-choque frontal.

Na traseira, temos lanternas de LED também com guias em forma de flecha, para-choque e tampa do porta-malas também profundamente atualizados. Um aplique preto interligando as lanternas remete ao Volkswagen Gol Last Edition, série especial de despedida do hatch no Brasil.

Por dentro, a simplicidade do acabamento foi mantida, mas o novo Renault Kwid E-Tech terá um pacote de equipamentos melhor, com quadro de instrumentos digital de 7 polegadas e central multimídia de 10 polegadas, maior que a do Kardian. Todos esses itens vêm do novo Duster europeu, assim como o volante multifuncional com aro hexagonal.

O motor elétrico do Kwid E-Tech atual, com 66 cv de potência e 11,5 kgfm de torque, deve ser mantido. Parece pouco contra os 75 cv e 13,8 kgfm do Dolphin Mini, mas o concorrente da Renault pesa apenas 948 kg, contra 1.239 kg do rival. Por isso, enquanto o 0 a 100 km/h do Kwid E-Tech ocorre oficialmente em 14,6 s, o do rival da BYD fica em 14,9 s.

As baterias de íon de lítio do tipo NMC (níquel-cobalto-mangêns), com 26,8 kWh de capacidade, também são as mesmas do modelo atual, e permitem 185 km de autonomia na homologação do Inmetro. A recarga lenta (AC ou corrente alternada), a até 7 kW, leva 11 horas entre 0 e 100%. Já a do tipo rápido (DC ou corrente contínua), a até 30 kW, permite um carregamento entre 20% e 80% em 45 minutos.

Com lançamento no Brasil previsto para o segundo trimestre de 2025, o novo Renault Kwid E-Tech continuará vindo importado da China.

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Fonte: direitonews

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