Flagra: novo Renault Duster surge no Brasil como mula de SUV anti-Compass


O lançamento do Kardian foi apenas o primeiro passo da renovação completa dos carros da Renault no Brasil. Agora que o novo SUV compacto chegou às lojas, a marca francesa iniciou os testes de um novo modelo, maior e mais equipado, que será derivado do Duster europeu. Este flagra, publicado pelo jornalista João Del Arco (@joao_delarco) no Instagram, comprova que o desenvolvimento está em andamento.

Vale dizer, porém, que este novo SUV não é o Duster. O projeto do utilitário é tratado internamente pela sigla R1312 (ou “C-Neo”) e terá apenas a base estrutural do modelo europeu. É confuso, mas já explicamos!

O novo Duster foi desenvolvido pela Dacia, a subsidiária da Renault que vende carros mais baratos na Europa. Ele compartilha a plataforma CMF-B que estreou no Kardian em fevereiro deste ano. A diferença é que essa base técnica foi renomeada para RGMP (Renault Group Modular Platform) no Brasil, por mais que se trate da mesma arquitetura.

Assim, o modelo camuflado acima da plataforma é uma “mula” do futuro projeto R1312. Por fora, lembra o Dacia Duster europeu, mas sua base técnica já traz as características do futuro modelo nacional que ainda não tem nome (inclusive, este será inédito). A venda do novo Duster no Brasil está descartada, conforme apuração da Autoesporte.

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Mais protótipos do novo SUV já foram produzidos em São José dos Pinhais (PR), como confirmou o vice-presidente de engenharia da Renault na América Latina, Antônio Fleischman, no podcast CBN Autoesporte. Portanto, olhos atentos nas estradas, pois ele deve aparecer novamente.

Explicadas as minúcias, podemos abordar os detalhes do projeto R1312. Ele será produzido no Paraná a partir de agosto de 2025 — e por mais que sua plataforma corresponda a modelos compactos, deve brigar com SUVs médios, como Jeep Compass e VW Taos. Ao que tudo indica, sua carroceria terá uma ligeira queda no teto a partir da coluna C, caracterizando-o como um SUV cupê.

O Duster europeu tem 4,35 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,69 m de altura e 2,67 m de entre-eixos, mas o projeto R1312 deve ostentar números mais generosos. Espere um comprimento na faixa de 4,50 m, superando os 4,40 m atuais do Jeep Compass.

Já o motor deve ser 1.3 turbo flex de quatro cilindros, da família TCe. A unidade desenvolve 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, com câmbio automático CVT de oito marchas simuladas. Tração 4×4 está descartada.

Dois anos após o seu lançamento, em meados de 2027 ou até 2028, o projeto R1312 deve aparecer em versões híbridas nacionais. Neste caso, vai combinar o motor 1.6 SCe aspirado flex com dois propulsores elétricos (gerador e tração). A bateria de íons de lítio terá 2 kWh e o sistema será controlado pelo câmbio automatizado de dupla embreagem (o mesmo do Kardian).

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Fonte: direitonews

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