Flagra: novo Peugeot 3008 é a chave do futuro da… Jeep no Brasil


A Stellantis já anunciou R$ 13 bilhões em investimentos para a fábrica de Goiana (PE) e confirmou que produzirá seis novos carros na unidade a partir de 2026. Os primeiros cinco da lista serão as novas gerações dos veículos já montados localmente (Jeep Renegade, Compass, Commander, Ram Rampage e Fiat Toro), enquanto o sexto modelo ainda continua misterioso. Apesar do forte segredo, Autoesporte aposta que será o novo Peugeot 3008.

O SUV médio trocou recentemente de geração na Europa e já está rodando em testes no Brasil, conforme revela flagra de Eduardo Aquino/Acelerai.com. As imagens mostram o modelo ainda bastante camuflado, mas desde já confirmam o interesse da Stellantis em lançá-lo por aqui. O 3008 foi o primeiro veículo do grupo a adotar a moderna plataforma STLA Mediam – a mesma que já sustenta a nova geração do Compass e que servirá também aos próximos modelos da família.

Durante evento realizado em maio, a própria empresa deu pistas a respeito dos planos ao anunciar que a fábrica pernambucana receberia a produção de um modelo de “uma nova marca”. Ou seja, um veículo diferente dos Fiat, Jeep e Ram já feitos por lá. A declaração apoia fortemente os rumores sobre o SUV da Peugeot e o flagra captado agora só reforça que o francês será o novo Stellantis pernambucano.

Some a isso o generoso valor de R$ 13 bilhões, considerado essencial para garantir o futuro da operação e a nacionalização da aguardada plataforma STLA Medium. Além do 3008, a arquitetura servirá de base para as próximas gerações de Commander, Toro e até Rampage. O novo Compass, recentemente apresentado na Europa, já adota a matriz.

Desenvolvido a partir da nova linguagem de design da Peugeot, o 3008 chama atenção pelas linhas dinâmicas e carroceria com caimento cupê. Ao todo o modelo mede 4,54 metros de comprimento, 1,90 m de largura, 1,64 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. O porta-malas acomoda 470 litros na versão com tração integral e 520 litros na variante com tração dianteira.

Graças à plataforma STLA Medium, o modelo tem portfólio composto por versões híbridas e até elétricas. Na Europa, a variante EV mais cara tem arquitetura de 400 volts, bateria de 73 quilowatts-hora e motores elétricos com 320 cv de potência. A autonomia no padrão europeu é de 525 km.

No Brasil, o Peugeot 3008 deverá contar com motorização híbrida flex da família Bio-Hybrid, formada pelo motor 1.3 GSE turbo flex em configuração híbrida leve de 48 Volts, o chamado T270 Hybrid e-DCT – com câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas – ou híbrido plug-in, com recarga externa.

Autoesporte aposta que o 3008 produzido em Goiana será lançado no fim da década, possivelmente em 2028. A estreia já deverá contemplar a reestilização de meia vida da atual geração, que foi lançada na Europa no final de 2023. Seria uma estratégia similar à de outro SUV da Peugeot, o compacto 2008, cuja atual geração foi trazida para a América do Sul apenas junto do facelift europeu.

Antes, no entanto, é possível que o SUV médio da marca francesa seja trazido importado na versão elétrica e-3008.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores STF estima que prisão de Bolsonaro para cumprir pena deve ocorrer até dezembro
Próxima Banco Central alerta sobre novo ataque hacker contra sistema financeiro no Brasil