Os testes da nova geração do Hyundai HB20 seguem a todo vapor enquanto uma unidade camuflada é avistada subindo a serra de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo. O hatch coreano será totalmente reformulado e chegará às lojas em 2026.
Apesar da camuflagem, pode-se comprovar que se trata do HB20 por conta da área envidraçada lateral. O hatch terá design renovado inspirado no SUV compacto Kona, novos equipamentos de tecnologia e segurança, bem como o porte mais avantajado. Sua aparição na serra do Litoral Norte indica que a Hyundai estaria testando a valentia de seu conjunto mecânico.
Outra mudança está no line-up, que perderá a versão sedã HB20S em decorrência da chegada de um SUV de entrada na mesma categoria de Renault Kardian, Fiat Pulse e Volkswagen Tera.
A primeira grande mudança diz respeito à plataforma, pois até hoje o HB20 é montado sobre a base técnica da primeira geração, lançada em 2012. A estrutura totalmente nova permitirá ganhos nas proporções do hatch, com comprimento na faixa de 4,10 metros e distância entre-eixos de 2,55 m.
Vale dizer que, supostamente, essa também será a base técnica do Chevrolet Onix da próxima geração. A Hyundai fechou uma parceria com a General Motors e ficará responsável pelo desenvolvimento de modelos compactos. Já a gigante americana trabalha em uma sucessora da S10, que também dará origem a um modelo coreano.
Quanto ao visual, terá faróis de LED estreitos que formam a letra “H”. Na traseira, a coluna “C” será emprestada do Hyundai i20, enquanto as lanternas terão formato de bumerangue. Existe a expectativa de que o estepe seja substituído por um kit de reparo dentro do porta-malas. Assim, o volume pode subir dos atuais 300 litros para 330 litros.
Por dentro, o novo HB20 terá elementos emprestados de vários carros da Hyundai, como o Kona, i20 e até o Creta. Um deles é a central multimídia integrada ao painel de instrumentos em uma única “prancha” flutuante. O logotipo da Hyundai sai de cena ao centro do volante multifuncional, sendo substituído por uma linha horizontal.
Sob o capô, o próximo HB20 vai manter as opções atuais: 1.0 aspirado flex de 80 cv e 10,2 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas, e 1.0 turbo flex de 120 cv e 17,5 kgfm, com caixa automática de seis relações. Por enquanto, a Hyundai não pensa em eletrificação.
Ainda sobre dirigibilidade, o HB20 receberá equipamentos Adas já presentes no Creta. É o caso do controle de cruzeiro adaptativo, frenagem de emergência, alerta de saída de faixa e sensor de ponto cego. Estes equipamentos, evidentemente, estarão nos pacotes mais equipados.
Como Autoesporte antecipou, todos os elementos do novo HB20 serão aproveitados em outro carro: um SUV de entrada na categoria do Fiat Pulse. Dessa forma, a Hyundai vai encerrar a produção do HB20S em Piracicaba (SP).
Por mais que a proposta de um “SUV do HB20” tenha existido no passado com o HB20X, tratava-se de uma roupagem aventureira do hatch. Todavia, neste caso a Hyundai prepara um carro totalmente novo, com carroceria diferente.
Autoesporte também pode dizer que a Hyundai não considera versões aspiradas para este novo SUV, por mais que o Tera tenha essa opção. O novo modelo chegará às lojas somente com motor 1.0 turbo.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews