Flagra: novo BMW Série 3 estreia em 2026 com versão elétrica revolucionária


Depois de quase oito anos à venda no mercado internacional, a atual geração do BMW Série 3 caminha para logo mais ser substituída. A marca bávara já trabalha na projeto de uma linhagem inteiramente nova e promete surpreender com os maiores avanços técnicos, dinâmicos e de design da história do modelo. Haverá distinção entre as variantes a combustão e elétrica, equipamentos inéditos e adoção da tão falada filosofia Neue Klasse.

Começando pela variante convencional a combustão, o Série 3 adotará visual evolutivo e aperfeiçoará as linhas com inspiração no primo Série 5. Prova disso vem de flagra recente publicado pelo site espanhol Motor.es, que revela protótipos rodando em testes já com carroceria definitiva. A dianteira manterá o tradicional capô longo, ao passo que o formato da típica grade da marca será ainda mais evidenciado.

De perfil, o sedã terá maçanetas retráteis e, na traseira, as lanternas terão formato mais delgado e assinatura luminosa exclusiva. Mecanicamente, as versões tradicionais usarão uma versão atualizada da conhecida plataforma CLAR e seguirão com os mesmos motores — ou seja, 2.0 turbo de quatro cilindros e 3.0 de 6 cilindros em linha, ambos a gasolina. Dependendo do mercado, receberão ajustes para reduzir os índices de emissões.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Já na variante elétrica, o novo Série 3 promete ser diferente de tudo o que já vimos sobre o modelo. A plataforma, por exemplo, será própria e baseada na filosofia Neue Klasse, que utiliza quatro supercomputadores para gerenciar os diversos sistemas eletrônicos do carro (incluindo entretenimento, direção autônoma, dinâmica de condução e outros). A BMW diz que os processadores são 20 vezes mais avançados que os atuais.

Na versão topo de linha, por enquanto chamada de iM3, o modelo deverá entregar mais de 700 cv de potência. O modelo terá arquitetura de 800 volts, até quatro motores elétricos e usará um complexo sistema de vetorização de torque.

O iM3 também será um dos primeiros modelos de produção da BMW a utilizar um novo tipo de fibra natural. O material foi projetado para ser tão resistente quanto a fibra de carbono, mas com 40% menos emissões de CO2 no processo de fabricação. Poderá ser usado nos bancos do carro e em outros detalhes do acabamento interno. Além disso, o sedã terá head-up display de série e teto solar panorâmico.

No visual, a versão elétrica será mais agressiva e contará com diferenciais importantes. A inspiração virá do conceito Vision Neue Klasse, que antecipou desde 2023 design com simetria vertical, faróis integrados à grade e linha de cintura bem marcada.

Por dentro, o novo Série 3 adotará as tecnologias do sistema iDrive X, que eliminará o painel de instrumentos convencional e o substituirá pelo Panoramic Vision. O conceito funcionará como um quadro de instrumentos gigantesco, com faixa que ocupará o para-brisa de ponta a ponta por meio de tecnologia head-up. Será visível tanto para condutor quanto para passageiro, fornecendo informações de forma otimizada.

O lançamento na versão a combustão está programado para 2026, enquanto a esperada variante elétrica chegará ao mercado em 2027.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Tutela de urgência suspende negativação de produtor; TJ-PR acolhe tese da defesa com base no alongamento de dívida rural
Próxima Ladrão Fica Preso em Bueiro Após Tentativa Frustrada de Furto em BH