Aguardada para novembro como um dos lançamentos mais importantes da BYD em 2025, a tão falada picape intermediária da marca acaba de ser flagrada em testes no Brasil. Inédita até mesmo na China, a nova caminhonete roda em solo nacional com carroceria definitiva e deve ficar pronta em breve, conforme revela o vídeo publicado pelo perfil @placaverde.
Conforme já revelado por Autoesporte, a picape será apresentada por aqui em novembro, durante o Salão do Automóvel. O modelo, inclusive, será a grande estrela da marca chinesa no evento, com chances de a apresentação brasileira ter status de debute global, afinal a BYD não vende picapes em sua terra natal.
As vendas, no entanto, não serão iniciadas de pronto. A chegada às lojas efetivamente deve acontecer em um segundo momento, com previsão para 2026. Fontes ligadas à marca tratam o modelo como “o grande lançamento” da BYD no ano que vem.
Importante dizer que a nova picape será baseada no SUV Song Plus. Quando estrear, ficará posicionada abaixo da Shark, com a proposta de brigar diretamente com a Fiat Toro no segmento de modelos monobloco, como é possível identificar no flagra acima.
Do ponto de vista do design, a ligação entre os dois modelos fica evidente principalmente pelos vincos das portas. Para gerar diferenciação, haverá para-choque próprio e grade formada por elementos exclusivos.
Já a traseira, ainda bastante camuflada, terá inspiração na irmã maior Shark. Nesse aspecto, o formato da tampa da caçamba e o conjunto de lanternas será praticamente o mesmo nas duas picapes. Haverá interligação entre as peças através de barra horizontal de LED e a grafia “BYD” estampada na lataria.
Detalhes técnicos ainda são desconhecidos, mas é certo que a nova picape terá motorização híbrida. A principal aposta recai sobre o conhecido sistema DM-i da BYD, que combina motor 1.5 a gasolina com propulsor elétrico associado.
No Song Plus, modelo no qual a picape será baseada, o conjunto entrega 235 cv de potência e 40,8 kgfm de torque combinados. O câmbio, chamado e-CVT, tem uma marcha física e preenche as demais relações com o motor elétrico. Autoesporte, inclusive, antecipou que o conjunto já será flex.
Outra informação apurada diz respeito à produção local, que foi considerada essencial para o sucesso da “baby Shark” ou “picape Song” no mercado brasileiro. Até o ano que vem, as linhas de montagem na fábrica de Camaçari (BA) já devem estar operando com maior velocidade e a tendência que a picape seja produzida nacionalmente.
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Fonte: direitonews