Antecipada pela Nissan em março com teasers, a renovação de meia-vida do sedã compacto Versa está cada vez mais próxima de se tornar realidade. Prova disso são imagens de flagra publicadas recentemente no Facebook, onde o modelo aparece em testes finais pouco antes do lançamento. O protótipo adianta que a dianteira será inteiramente redesenhada e refletirá a nova identidade da marca para o segmento.
Nesse sentido, destaque para o conjunto ótico reformulado e, ao que parece nas fotos, dividido em dois andares. O esquema terá luzes diurnas de LED posicionadas acima, junto ao capô, e faróis principais instalados logo abaixo, próximos ao para-choque. A grade continuará ampla, mas terá elementos internos revisados e alinhados aos mais recentes lançamentos da marca.
Na traseira, a camuflagem entrega que também haverá mudanças importantes. Embora não seja possível visualizar por completo, tudo indica que o renovado Versa terá lanternas redesenhadas e para-choque inédito. Nas laterais, o desenho das rodas e das calotas será novo em todas as versões. Na prática, será a segunda renovação da geração atual, lançada no Brasil em 2020.
Além de deixar o Versa atualizado e mais competitivo diante dos rivais, a renovação garante que o modelo não sairá de linha tão cedo — ou pelo menos não em mercados da América Latina. Na região, o sedã tem público cativo e seguirá em oferta como principal representante da Nissan na categoria. No México, em especial, o Versa é líder de mercado e tem forte peso comercial no catálogo da marca.
No Brasil, o modelo concorre diretamente com Volkswagen Virtus, Hyundai HB20S e Honda City, embora com vendas aquém dos rivais. De janeiro a julho deste ano, por exemplo, emplacou nacionalmente 6.297 unidades, contra 21.036 do alemão, 17.569 do coreano e 9.927 do japonês. Ainda assim, deve seguir em oferta por aqui após a renovação.
Já em mercados como Estados Unidos e Canadá, o Versa tem futuro incerto. Rumores levantados em 2024 indicam que, nestes dois países, a Nissan descontinuará o modelo para concentrar esforços no Sentra, considerado mais vendável e lucrativo.
O lançamento do renovado Versa acontecerá ainda em 2025, começando pelo México. Por lá, o modelo terá produção concentrada unicamente na fábrica de Aguascalientes, já que a montagem dividida com a unidade de Morelos será encerrada. A produção mexicana continuará abastecendo toda demanda latino-americana.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews