Flagra: Jeep Compass Bio-Hybrid será 1° híbrido nacional da Stellantis


A Stellantis já havia confirmado que lançará seu primeiro produto híbrido flex com fabricação nacional ainda em 2024. E, ao que tudo indica, será o Jeep Compass. Protótipos do novo Compass T270 Bio-Hybrid e-DCT 4×2 já rodam em testes pelos arredores da fábrica de Goiana (PE), conforme flagra do perfil @raimundo.a.m no Instagram.

Como o protótipo do Compass flagrado tem apenas uma saída de escape e um para-choque traseiro mais aerodinâmico, trata-se de uma unidade com o motor 1.3 turboflex híbrido, que virá aliado a um câmbio automático de dupla embreagem com sete marchas e caixa banhada a óleo.

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E, conforme bem observado por Raimundo, o SUV de placa verde tinha camuflagem apenas sobre a grade, emblema da Jeep ao centro da tampa do porta-malas e no canto inferior direito da peça. Como não há emblema do lado esquerdo, onde fica a insígnia da versão híbrida plug-in 4xe, estamos falando da configuração Bio-Hybrid e-DCT híbrida plena (HEV), sem recarga externa.

A escolha pelo Jeep Compass como primeiro híbrido flex nacional da Stellantis é uma resposta (rápida) à invasão de SUVs híbridos chineses, em especial BYD Song Plus e GWM Haval H6. Enquanto estes somaram mais de 18 mil unidades vendidas em 2023, o trio de SUVs nacionais da JeepRenegade, Compass e Commander — teve uma queda de mais de 10 mil emplacamentos no ano passado em comparação com 2022.

Houve uma migração direta de clientes da marca para a nova concorrência que se instalou no Brasil, oferecendo nível similar de desempenho (ou até mais), conforto e tecnologia, porém com um consumo de combustível muito mais atraente e preços competitivos.

O lançamento do Jeep Compass T270 Bio-Hybrid e-DCT deve acontecer no segundo semestre deste ano. A configuração deve ser posicionada entre as versões T270 flex de 185 cv convencionais, já em linha, e a esportiva 2.0 turbo a gasolina 4×4 de 272 cv, que chega no segundo trimestre para substituir as atuais versões 4×4 diesel.

Justamente por conta de seu posicionamento intermediário na gama, o novo Jeep Compass híbrido flex deve ocupar uma faixa de preços entre R$ 200.000 e R$ 250.000, sendo comercializado em duas ou três versões de acabamento. A configuração do SUV será lançada como linha 2025.

O flagra mostra que o novo Jeep Compass Bio-Hybrid terá mudanças visuais muito sutis: grade e emblema da Jeep na traseira com contornos em azul, e uma insígnia remetendo à configuração híbrida flex no canto inferior direito da tampa do porta-malas. Por dentro, também deve haver detalhes de acabamento remetendo à versão “verde” do SUV.

O motor será o 1.3 GSE turboflex com quatro cilindros, 16 válvulas, injeção direta de combustível e sistema MultiAir III de variação inteligente dos comandos de admissão e escape. Porém, contará com um motor elétrico gerador e outro motor elétrico de tração, que fica acoplado à caixa de câmbio e pode variar entre 4 cv e 22 cv de potência. Assim, a potência combinada da versão pode superar os 200 cv.

O câmbio, chamado pela Stellantis de e-DCT, é um automático de dupla embreagem com sete marchas e caixa banhada a óleo. Desenvolvido pela Punch Powertrains, possui código interno DT2 e suporta um torque máximo de 350 Nm ou 35,7 kgfm. Como o motor 1.3 GSE T270 entrega 27,5 kgfm, há margem para aumentar o torque com o auxílio do motor elétrico.

Voltando a falar das baterias, elas terão entre 1 e 2 kWh de capacidade e já serão por íons de lítio, mais denso que o conjunto de 1,3 kWh de níquel-cádmio do Toyota Corolla Cross. Posicionada no túnel central dos veículos, suportará fiações com tensão de até 48 Volts.

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Fonte: direitonews

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