Flagra: GWM Tank 300, jipe chinês híbrido de 350 cv, chega em 2025


Enquanto prepara a fábrica de Iracemápolis (SP) para iniciar a produção no último trimestre deste ano, conforme contamos em primeira mão neste outro artigo, a GWM também terá novos lançamentos de produtos importados no Brasil. Um deles será o Tank 300.

Com linhas quadradonas e estilo de Land Rover Defender (o original), Jeep Wrangler ou Mercedes-Benz Classe G, o GWM Tank 300 já está em fase final de testes no Brasil. Tanto que um protótipo do SUV foi flagrado sem qualquer tipo de camuflagem em um estacionamento de São Paulo (SP). As imagens foram enviadas pelo leitor Eduardo Henrique Falkenburg.

Provavelmente se trata da mesma unidade laranja flagrada poucos dias antes, junto de um lote com outros veículos importados, no aeroporto de Viracopos, em Campinas. Surpreende observar que o veículo está com placa preta e não verde, como geralmente um ocorre com protótipos. Isso significa que o veículo está emplacado como um carro comum.

Todavia, o GWM Tank 300 flagrado possui motorização híbrida plena (HEV). Mas não é o mesmo conjunto mecânico da versão mais básica do Haval H6. Construído sobre outra plataforma, de carroceria sobre chassi de longarina, o jipe conta com um motor 2.0 turbo e sistema de tração 4×4 convencional, dotado de diferencial traseiro mecânico e cardã.

Sozinho, o propulsor 2.0 turbo rende 245 cv de potência e 38,7 kgfm de torque. A ele se alia um motor elétrico dianteiro de 106 cv e 27,3 kgfm. A potência combinada é de 351 cv, enquanto o torque combinado alcança 66,1 kgfm. O câmbio é automático de nove marchas, um sistema dedicado aos híbridos 4×4 das marcas Tank e Poer da GWM, chamado 9HAT.

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Em dimensões, o GWM Tank 300 mede 4,76 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,93 m de altura e 2,75 m de entre-eixos. São medidas bem parecidas, até um pouco maiores que as do Jeep Wrangler vendido no Brasil. A tração 4×4 é sob demanda, com reduzida e possibilidade de bloqueio dos diferenciais tanto dianteiro quanto traseiro.

O visual traz faróis de LED arredondados, grade com divisórias filetadas horizontalmente, para-choques proeminentes e dotados de ganchos para reboque, caixas de roda sobressalentes, estribos laterais e estepe pendurado na tampa do porta-malas, que por sua vez tem abertura lateral.

Por dentro, acabamento em couro, console central elevado e elementos simulando madeira. Destaque para as duas telas digitais de 12,3 polegadas para o quadro de instrumentos e a central multinídia. Na parte de segurança, há pacote ADAS de assistência ativa com controle de velocidade adaptativo (ACC), assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma emergencial.

A unidade flagrada é do ano-modelo 2022. Autoesporte entende que o modelo passará por atualizações visuais, de equipamentos e acabamento antes de chegar ao Brasil, daí a pouca preocupação em esconder seus traços visuais.

Em outros mercados, o GWM Tank 300 HEV vai de 0 a 100 km/h em cerca de 8 segundos. O consumo pode chegar a 12 km/l com gasolina. Por aqui, ainda não se sabe se o motor 2.0 turbo será flex. O conjunto de baterias de íons de lítio tem 1,75 kWh de capacidade e permite rodar poucos quilômetros em modo apenas elétrico. Trata-se de um híbrido mais próximo ao do Toyota Corolla Cross.

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Fonte: direitonews

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