Depois de colocar à venda o SUV elétrico EX5 e confirmar a chegada do EX2, a Geely se prepara para lançar seus primeiros modelos híbridos no Brasil. O estreante da nova estratégia será o Galaxy Starship 7, que já foi registrado por aqui no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e acaba de ser flagrado em testes. O lançamento acontecerá em breve e reforçará a investida da marca contra BYD e GWM.
Apresentado no mercado internacional em 2024, o Galaxy Starship 7 é baseado na mesma plataforma Global Intelligent New Energy Architecture (GEA) usada pelo EX5. Não por acaso, ambos são bastante próximos em termos de design e possuem a mesma distância entre-eixos de 2,75 metros. Já no comprimento, o novato híbrido sai na frente com 4,74 m de comprimento, contra 4,61 m do elétrico. A largura de 1,90 m e a altura de 1,68 m são as mesmas nos dois carros.
Quando chegar às lojas, o SUV brigará diretamente com BYD Song Plus, GWM Haval H6 PHEV e Jaecoo 7 — todos híbridos do tipo plug-in (com carregamento externo). No caso do Geely, o conjunto usado é da família NordThor de segunda geração, batizado comercialmente de EM-i.
Mecanicamente, o conjunto híbrido plug-in é formado pela combinação de um motor 1.5 aspirado (111 cv e 13,9 kgfm) e um poderoso elétrico, totalizando 217 cv de potência e 26,7 kgfm de torque. No caso do propulsor a gasolina, a eficiência térmica divulgada pela Geely é de 46,5%, ou seja, ligeiramente superior ao índice atingido pelo sistema DM-i 5.0 da BYD (46,1%).
Outro diferencial é a tecnologia de inteligência artificial NordThor, que ajuda a entender os hábitos do motorista, o relevo e a área de atuação para determinar qual combinação de elétrico e combustão deve ser usada, otimizando o processo.
No mercado internacional, são oferecidas duas opções de bateria. A menor, com 8,5 kW, oferece autonomia de 55 km só no modo elétrico. Já o kit de 19,09 kWh faz o SUV rodar 120 km sem precisar do motor a combustão. Nos dois casos, o conjunto é feito de fosfato de ferro-lítio e a medição de alcance é no otimista padrão chinês (CLTP). A autonomia combinada oficial é de até 1.420 km.
Há ainda suporte para carregamento rápido, com uma taxa de entrada máxima de aproximadamente 36 kW. De acordo com a Geely, o carregamento da bateria de 30% a 80% leva 20 minutos. Além disso, o modelo possui a função de carregamento V2L, que permite que a bateria de um veículo elétrico seja usada para fornecer energia elétrica para equipamentos externos.
Por dentro, o painel conta com quadro de instrumentos de 10,2 polegadas e um visor maior, de 14,6 polegadas, para a multimídia. O volante multifuncional tem dois raios, ao passo que o console conta com dois slots para carregar celulares sem cabo.
Entre os equipamentos, destaque para head-up display, sistema de câmeras 360º e assistências de condução autônoma (Adas) Nível 2, bem como bancos com ajuste elétrico, aquecimento, ventilação e massagem.
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Fonte: direitonews





