Flagra: Ford Everest, SUV da Ranger, quer dar trabalho ao Toyota SW4


Quando lançou a nova geração da Ranger no Brasil, a Ford procurou desconversar sobre a possibilidade de vinda do Everest, SUV de sete lugares derivado da picape média, tal qual o Toyota SW4 em relação à Hilux, o Chevrolet Trailblazer em comparação com a S10 e o Mitsubishi Pajero Sport (L200 Triton).

Pois, pela primeira vez, um protótipo do novo Everest foi flagrado em nosso país. A imagem foi divulgada pelo perfil @BFMSOficial no Instagram. Uma unidade foi flagrada por um seguidor da página, sem qualquer camuflagem, em Salvador (BA). A imagem foi gentilmente cedida para abertura desta reportagem.

Vale lembrar que, apesar de ter fechado sua fábrica em Camaçari (BA) em 2021, a Ford mantém lá, ativo, um centro de desenvolvimento e tecnologia. Ou seja, é bem possível que o protótipo do SUV de sete lugares, devidamente munido de placas com as letras verdes – que indicam um veículo em testes –, esteja em um ciclo de testes de adaptação para lançamento no mercado brasileiro.

Ainda é cedo para cravar quando isso acontecerá, visto que não há qualquer anúncio oficial da marca em relação à expansão da produção na fábrica de General Pacheco (Argentina), ou da inclusão de um segundo produto naquela linha.

Entretanto, executivos da marca já admitem há algum tempo estudos relacionados à possível fabricação local de modelos “derivados” da nova Ranger– leia-se configurações cabine simples da caminhonete já lançada e o próprio Everest.

Contudo, o lançamento não deve acontecer antes de 2025, visto que não há qualquer processo de adaptação da planta argentina em curso, pelo menos não anunciado oficialmente pela marca. Todavia, espanta que o protótipo do Everest flagrado em solo baiano não tenha qualquer tipo de camuflagem, ostentando basicamente a mesma dianteira da própria Ranger.

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Conforme grafado no canto inferior esquerdo da porta do motorista, a unidade pertence à versão de acabamento Titanium, a de topo em mercados asiáticos como Tailândia e Filipinas. Lá, ela pode ser adquirida com motor 2.0 quatro-cilindros mais câmbio automático de seis marchas (4×2 ou 4×4), com 170 cv de potência, ou 3.0 V6 automática de dez velocidades (sempre 4×4), de 250 cv, ambos turbodiesel, tal qual a Ranger no Brasil.

Aqui, o mais provável é que o novo Ford Everest seja sempre V6. Mas, tal como na Ásia, o SUV grande deve trazer itens como até seis modos de condução off-road, pacote ADAS de assistências semiautônomas – frenagem autônoma emergencial, controle de velocidade adaptativo (ACC), entre outros itens –, câmera de 360 graus, quadro de instrumentos digital e rodas de liga leve aro 21.

Assim, terá um conjunto mecânico e um pacote de equipamentos talhado para encarar o Toyota SW4, líder disparado desse segmento. Em dimensões, o novo Ford Everest mede 4,91 metros de comprimento, 1,92 m de largura, 1,84 m de altura e 2,90 m de entre-eixos. Em comparação com o SW4, ela é quase 12 cm mais comprida.

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Fonte: direitonews

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