Após prometer cinco lançamentos para 2025 no Brasil, o que já inclui as renovações de Onix, Onix Plus e Tracker, e surgir recentemente com um protótipo do SUV elétrico de entrada Yep Plus, a Chevrolet pode estar preparando outra arma surpresa para fechar sua ofensiva em nosso mercado no ano de seu centenário no país: o SUV médio Starlight S, que pode chegar ao país elétrico ou híbrido.
O flagra de um protótipo em testes do SUV, que originalmente se chama Wuling Starlight S, mas aqui deve ser vendido com o emblema da Chevrolet — e talvez com outro nome —, foi publicado pelo perfil @mentirasautomotivas no Instagram.
Mais um produto vendido na China pela joint venture entre a General Motors (GM) e a fabricante local Saic, por meio da marca Wuling, o Chevrolet Starlight S tem porte similar ao do BYD Song Plus e chegaria para brigar diretamente contra o próprio, além do GWM Haval H6. Muito embora não se saiba ainda qual motorização o modelo trará.
Mais do que indicar que o Chevrolet Starlight S será lançado mesmo no Brasil, a inscrição no envelopamento que camufla o protótipo — “em breve sua vida será mais elétrica” — sugere um produto do tipo BEV (elétrico a bateria). No Starlight S EV, um motor elétrico de 204 cv de potência é alimentado por um pacote de baterias de 60 kWh, do tipo LFP (lítio-ferro-fosfato), que rende cerca de 510 km de autonomia no ciclo chinês WLTC.
Contudo, o Starlight S também é oferecido em configuração híbrida plug-in (PHEV), que cairia como uma luva contra Song Plus e Haval H6, sendo a resposta para o tão aguardado primeiro carro híbrido da Chevrolet no Brasil.
No Startlight S PHEV, um motor 1.5 aspirado a gasolina de 102 cv se une a outro elétrico de 136 cv. A potência combinada não é revelada, mas o conjunto de baterias pode ter 9,5 kWh ou 20,5 kWh de capacidade, formando uma autonomia de 60 ou 130 km em modo apenas elétrico, além de um alcance combinado de 1.100 km, graças ao tanque de combustível de 57 litros, sempre de acordo com o ciclo chinês. No Inmetro, os números oficiais de alcance tendem a ser cerca de 30% menores.
Construído sobre uma plataforma chamada Tianyu D, fruto da sociedade entre GM e Saic, o Chevrolet Starlight S tem as seguintes dimensões: 4,75 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e 2,80 m de entre-eixos, sendo 610 litros de volume no porta-malas.
Visualmente, o Wuling Starlight S se notabiliza pelos faróis de LED divididos em dois níveis com assinatura de LED na forma do número 7, dianteira sem grade (apenas uma tomada de ar inferior), linhas musculosas, para-lamas abaulados e lanternas traseiras bipartidas de LED.
Por dentro, destaque para o quadro de instrumentos digital de 8,8 polegadas e a central multimídia de 15,6 polegadas com reconhecimento de voz e atualizações por nuvem. O pacote de segurança é do tipo Adas nível 2, incluindo ACC (controle de cruzeiro adaptativo), frenagem autônoma de emergência, sensor de tráfego traseiro e outros itens.
O preço do novo Chevrolet Starlight S deve ficar na faixa entre R$ 200 mil e R$ 300 mil. Com os produtos da chinesa Saic, a GM deve adotar no Brasil uma ofensiva similar à da Stellantis com a Leapmotor para barrar o crescimento ostensivo da GWM e, em especial, da BYD no mercado brasileiro.
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Fonte: direitonews