Flagra: Chery testa SUV médio e prepara chegada de mais uma marca ao Brasil


Depois de oficializar a chegada das marcas Omoda e Jaecoo ao Brasil, o grupo Chery parece interessado em ampliar sua presença no mercado nacional com o lançamento de mais uma fabricante. A bola da vez é a Soueast, que foi fundada na China em 1995 e também é especializada na produção de SUVs. Por aqui, a empresa já realiza testes de rua com protótipos e, ao que tudo indica, terá o modelo S06 como destaque no portfólio.

O SUV tem porte médio e foi flagrado recentemente na Rodovia dos Bandeirantes, em São Paulo. As imagens, publicadas pelo perfil @placaverde, revelam o modelo praticamente sem disfarces e apenas como o logotipo da marca coberto. O design chama atenção pelas linhas modernas (a estreia global aconteceu em 2024), que refletem a identidade da marca.

Ao todo, o Soueast S06 tem 4,61 metros de comprimento, 1,91 m de largura, 1,68 m de altura e 2,72 metros de distância entre-eixos. As medidas o colocam em paridade com o Ford Territory, que conta com 4,63 m de comprimento, 1,93 m de largura, 1,70 m de altura e os mesmos 2,72 m de entre-eixos. Dependendo da versão, as rodas podem ser de 18, 19 ou 20 polegadas.

Dependendo do mercado, o Soueast S06 oferece equipamentos como faróis em LED, sistema multimídia com tela de 12,8”, tampa do porta-malas com acionamento elétrico, carregamento sem fio para smartphones, múltiplos airbags, bancos aquecidos e ventilados, câmeras panorâmicas, volante multifuncional, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e manutenção em faixa.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte.

As versões mais caras adicionam ar-condicionado automático de duas zonas, iluminação ambiente, teto solar panorâmico, sistema de som Sony com oito alto-falantes e central multimídia de 15,6 polegadas.

Na Rússia, onde já é vendido, o S06 tem diferentes opções de motorização. A combustão, por exemplo, são oferecidos motores 1.5 e 1.6 turbo a gasolina com potências de 156 e 197 cv, respectivamente. O primeiro trabalha associado ao câmbio automatizado de seis marchas e dupla embreagem, enquanto o segundo é combinado a uma caixa de sete velocidades. Outros mercados têm ainda opção de um câmbio convencional de oito marchas.

No caso das versões híbridas, o destaque fica por conta da variante plug-in DM, que combina motor 1.5 a gasolina com um propulsor elétrico. No total, entrega 360 cv de potência combinada.

Sediada em Fujian, no sudeste da China, a Soueast foi fundada em 1995 e, inicialmente, fabricava veículos da Mitsubishi para comercialização no próprio mercado chinês. A joint-venture durou até 2021, quando a japonesa saiu do negócio. Depois disso, em 2024, a Chery assumiu o comando da marca.

O nome “Soueast” é uma fusão das palavras “sul” e “leste”, em razão da localização da sede da empresa. Também faz referência ao termo “soul ease” (alma tranquila em inglês). Além de modelos próprios, a fabricante é responsável pela produção dos veículos da Jetour (outra marca do grupo Chery especializada em SUVs).

Em processo de expansão internacional, a Soueast já atua na Rússia, Uzbequistão e foi recentemente confirmada para Kuwait, Emirados Árabes Unidos e Catar. Agora, o Brasil parece ser seu próximo destino.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores STF forma maioria para validar busca e apreensão extrajudicial de bens
Próxima Moraes mantém prisão de general e tenente-coronel acusados de planejar golpe