Apresentada na China em meados de 2024, a reestilização de meia-vida do BYD Song Pro parece já estar no radar da marca no Brasil. Prova disso são as imagens deste flagra, publicadas pelo perfil @placaverde e que, pela primeira vez, revelam o SUV médio renovado rodando em testes por aqui.
Importante dizer que, apesar do flagra, a BYD ainda não confirmou a chegada da reestilização ao Brasil. O Song Pro será produzido em breve na fábrica da Camaçari (BA) em regime de SKD, mas, inicialmente, manterá o design atual. O facelift virá apenas em um segundo momento, em 2026, junto com a ampliação do nível de nacionalização do SUV.
Quando chegar reestilizado no mercado nacional, em meados de 2026, o BYD Song Pro terá o motor 1.5 DM-i aspirado de quatro cilindros, que também equipa Song Plus e King, transformado em flex. A marca chinesa, entretanto, ainda não revelou informações sobre potência, torque e consumo do propulsor com etanol. Nessa matéria, Autoesporte adiantou algumas estimativas.
Na China, em contrapartida, o Song Pro reestilizado traz o sistema híbrido plug-in DM-i aprimorado, com o motor 1.5 a gasolina com eficiência térmica de 46% (considerada uma das mais altas do mundo). O feito foi alcançado graças à alta taxa de compressão (16:1), dutos de ar otimizados, sistema de combustão inteligente, lubrificação variável e outros.
Sozinho, o propulsor desenvolve 99 cv de potência e vem associado a um motor elétrico de 120 kW (160 cv). Ao todo, são 215 cv de potência. Ou seja, houve uma queda de 8 cv. Por lá, são oferecidas baterias de 12,96 kWh e 18,31 kWh, com autonomia elétrica de 75 km e 115 km, respectivamente. O consumo divulgado é de 21 km/l, o que rende autonomia combinada de até 1.400 km.
No Brasil, entretanto, a marca divulga atualmente alcance combinado de até 1.100 km. Lembrando que o BYD Song Pro atualmente vendido aqui (e que será montado nacionalmente) oferta 223 cv de potência na versão de entrada e 235 cv na opção mais cara. O torque combinado não é divulgado, mas a tração é sempre dianteira, distribuída pelo câmbio automático e-CVT.
A camuflagem da unidade flagrada ainda esconde os principais detalhes, mas antecipa novidades concentradas na dianteira e baseadas no padrão adotado no exterior. O renovado Song Pro terá frente redesenhada e fiel à filosofia Dragon Face (a mesma dos lançamentos mais recentes da BYD).
Entre as principais mudanças, destaque para os faróis mais afilados e agora interligados por barra horizontal cromada com símbolo que representa a palavra ‘Song’. Além disso, há novo para-choque dianteiro, nova grelha inferior e entradas de ar revisadas.
Na traseira, o SUV praticamente não mudou, ao passo que as laterais agora exibem rodas redesenhadas. Na ficha técnica, o Song Pro reestilizado mede 4,73 metros de comprimento, 1,86 m de largura e 1,71 m de largura, além de 2,71 m de distância entre-eixos. Na prática, são 3 mm a menos que o modelo anterior, perdidos em razão do novo formato do para-choque. Os ângulos de entrada e saída são 18 e 22 graus, respectivamente.
Por dentro, pelo menos na China, o Song Pro recebeu interior com mudanças importantes. O painel, por exemplo, foi redesenhado e agora está bem mais próximo de lançamentos recentes da BYD no mercado chinês, como o sedã médio Qin L. A parte superior foi inteiramente reformulada, ganhando linhas mais retilíneas, enquanto o volante é novo e agora exibe o logotipo Song (e não mais o símbolo da BYD).
O console central também recebeu mudanças e o painéis de porta são inéditos. Destaque ainda para as novas cores do acabamento e o revestimento revisado dos bancos. No mais, a central multimídia continua com funcionamento giratório e o quadro de instrumentos segue digital.
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Fonte: direitonews