Flagra: 1º Renault híbrido nacional surge com carroceria definitiva


A Renault está desenvolvendo um SUV médio nacional para concorrer com Jeep Compass e Volkswagen Taos. Este modelo, identificado internamente como Projeto R1312, foi flagrado mais uma vez nos arredores da fábrica da marca em São José dos Pinhais (PR) por um seguidor do perfil Placa Verde (@placaverde). A camuflagem mais leve indica que se trata da versão de produção.

Em suas primeiras primeiras aparições, o R1312 ainda era testado como “mula” (quando os fabricantes usam a carroceria de outro veículo sobre a base do novo modelo, por ainda não ter peças de estamparia moldadas). No caso, a carroceria do Dacia Duster europeu vinha sendo usada. Agora, ao que tudo indica, o modelo surgiu com sua carroceria definitiva, ainda totalmente camuflada.

Este outro flagra, do Autos Segredos, já confirmava que o projeto R1312 vem sendo testado com carroceria definitiva. Em julho, o presidente da Renault no Brasil, Ricardo Gondo, já havia adiantado ao podcast CBN Autoesporte que a marca estava prestes a produzir os primeiros protótipos do futuro SUV médio com o visual definitivo.

Luiz Fernando Pedrucci, CEO da Renault na América Latina, também confirmou, durante o Salão de Paris 2024, que o novo SUV será o primeiro carro híbrido flex da marca. A Renault pretendia lançar a tecnologia só em 2027, mas deve antecipar o cronograma como resposta à Stellantis e às chinesas BYD e GWM.

Há evidências de que o SUV deve utilizar o motor 1.3 TCe turbo flex de quatro cilindros, capaz de entregar 170 cv de potência e 27,5 kgfm de torque, e um sistema elétrico de 48V — assim, trata-se de um conjunto híbrido leve (MHEV). A Renault vem testando essa motorização utilizando um protótipo do SUV cupê europeu Arkana como mula.

O câmbio deve ser o EDC, o mesmo do Kardian, automatizado de dupla embreagem com sete marchas, embreagens secas e engrenagens banhadas a óleo. Atualmente, no Duster, o motor 1.3 TCe sem eletrificação funciona atrelado a uma caixa CVT (continuamente variável) com oito marchas simuladas.

O nome R1312 é apenas um código interno para a fase de testes do protótipo. Recentemente, a Renault registrou os nomes Nevada, Napurna e Boreal no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI). Qualquer um pode pintar no novo SUV híbrido.

As dimensões devem ficar muito próximas às do recém apresentado Dacia Bigster europeu: cerca de 4,60 metros de comprimento, 1,80 m de largura, 1,70 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Como comparação, o Jeep Compass tem, respectivamente, 4,40 m, 1,82 m, 1,66 m e 2,64 m.

Também espere semelhanças com o Duster e o Bigster europeus no interior, como o design do painel. Afinal, o novo SUV médio híbrido flex nacional da Renault usará a plataforma RGMP, uma evolução da base CMF-B usada pela subsidiária romena da marca francesa na Europa.

Em relação ao Kardian, o Renault R1312 terá um pacote ADAS de segurança ativa mais sofisticado. Além de controle de cruzeiro adaptativo (ACC), alerta de ponto cego e frenagem autônoma emergencial, o SUV incorporará câmera para permitir assistente de permanência em faixa e frenagem autônoma emergencial com detecção de pedestres.

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Fonte: direitonews

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