Fitch rebaixa rating da Ucrânia para nível que ‘marca o início de um processo de inadimplência’


A agência internacional de classificação norte-americana Fitch rebaixou o rating de inadimplência do emissor (IDR, na sigla em inglês) de longo prazo em moeda estrangeira da Ucrânia, informou na quarta-feira (24) a agência em um comunicado.
Um navio de carga visto de cima (imagem de referência) - Sputnik Brasil, 1920, 21.07.2024

A agência não costuma atribuir perspectivas aos ratings soberanos de CCC+ e abaixo. O rating de longo prazo em moeda local foi mantido em CCC-, enquanto os IDR de curto prazo da Ucrânia em ambas as moedas foram colocados em C, após ter estado em CC. O rating de teto do país foi mantido em B-.
“O rebaixamento do rating de inadimplência do emissor em moeda estrangeira de longo prazo da Ucrânia reflete a visão da Fitch de que o acordo de princípio alcançado em 22 de julho [segunda-feira] entre o governo e certos detentores de Eurobonds sobre os termos da reestruturação da dívida […] marca o início de um processo de inadimplência”, indicou o comunicado.
Denis Shmygal, primeiro-ministro ucraniano, anunciou na segunda-feira (22) que o país havia chegado a um acordo com um comitê de detentores de Eurobonds sobre a reestruturação da dívida. Além disso, Yaroslav Zheleznyak, membro da Suprema Rada ucraniana, disse na semana passada que o parlamento ucraniano havia aprovado um projeto de lei de reestruturação que permitia ao governo suspender os pagamentos da dívida externa do Estado até outubro.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Também estamos nas redes sociais X (Twitter) e TikTok.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Como está o desenvolvimento da cultura do morango no Rio Grande do Sul?
Próxima Empresário é achado amarrado e morto em bairro nobre de SP; R$ 3,5 milhões e carro são levados