Ultimamente, o golpe da maquininha tem crescido bastante. Os criminosos adulteram as maquininhas para roubar as informações dos cartões de crédito ou débito das vítimas. O prejuízo pode ser enorme, chegando a ultrapassar os R$ 10 mil em alguns casos.
A prática do golpe da maquininha é mais comum nas vendas por delivery, onde os criminosos cobram um valor mais alto do que o que deveria ser cobrado.
Para isso, utilizam maquininhas com o visor danificado ou com o software modificado, fazendo com que as informações apareçam na tela de forma erradas. Assim, os clientes acabam pagando um preço muito maior do que o esperado.
Além disso, os golpistas também roubam os dados do cartão dos clientes por meio da maquininha, o que possibilita que eles realizem outras transações futuramente.
Para se proteger do golpe da maquininha, é preciso prestar atenção aos sinais de adulteração da máquina de cartões.
Sempre que fizer uma compra, confira com atenção se o valor no visor da maquininha é o combinado pela compra. Se o cobrador não permitir ou dificultar sua visualização, desconfie de adulteração.
Outra forma de se proteger é você mesmo realizar a operação com o seu cartão, inserindo, retirando ou aproximando-o da maquininha. Também é importante conferir se a senha aparece oculta no visor da máquina, com asteriscos.
Se este conteúdo chegou tarde demais até você e você já caiu no golpe da maquininha, é importante tomar algumas atitudes para se proteger. Entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão assim que perceber o golpe e solicite o bloqueio do cartão.
Em seguida, registre um Boletim de Ocorrência na delegacia, fornecendo todos os dados e necessários para identificação dos criminosos. Também comunique o estabelecimento comercial onde você realizou a compra por meio da maquininha adulterada.
Para aumentar a probabilidade de recuperar o dinheiro perdido e encontrar os criminosos, faça essa denúncia o mais rápido possível.
Fique sempre atento aos sinais de adulteração das maquininhas e sempre confira os valores antes de realizar uma compra por meio de cartão. Com cuidado e atenção, é possível evitar cair no golpe da maquininha e proteger seu patrimônio.
Fonte: capitalist