Financiamento de carros para idosos: até qual idade é permitido?


O financiamento é a principal modalidade para comprar um carro no Brasil. A grande vantagem para o cliente é que o veículo será entregue mesmo se o próprio não tiver o dinheiro suficiente para quitá-lo à vista. Os parcelamentos duram até cinco anos nos casos mais extremos.

Os pagamentos de seis em cada dez carros comprados no país são parcelados, sejam eles novos, seminovos ou usados. A modalidade proporciona tempo para a quitação do veículo, ainda que o compromisso financeiro das taxas de juros possa ser sufocante.

Mas, será que existe uma idade limite para a aprovação de um financiamento? Quais são os impeditivos para os idosos e os motoristas jovens? Autoesporte traz as respostas a seguir:

A aprovação (ou não) de um financiamento depende do apetite ao risco de cada instituição. Ao comprar um carro, o banco vai quitar o valor diretamente com a concessionária. A dívida passará a ser com ele próprio, e não mais com a loja.

As instituições precisam das garantias de que o valor financiado será pago. De outro modo, o cliente será considerado inadimplente e ficará com o nome sujo na praça. Este, inclusive, tem sido um dos principais problemas do setor, que aprova menos linhas de crédito.

Sendo assim, os bancos não costumam aprovar financiamentos de jovens abaixo de 20 anos e idosos de 70 anos ou mais. As instituições usam este fator limitador como proteção, de acordo com o Serasa.

Pela pouca idade, os bancos desconfiam do jovem, uma vez que não há um histórico que comprove sua índole como pagador. Portanto, ainda que um recém-habilitado seja maior de idade, é possível que ele encontre resistência na maioria das instituições financeiras.

Para os idosos, o que pesa contra os financiamentos é a idade avançada. Como o parcelamento de um automóvel pode chegar a 5 anos, os bancos entendem que não há previsibilidade de que o veículo será quitado.

O Serasa se apoia nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que determina que a expectativa de vida do brasileiro é de 77 anos. Assim, o mercado estipula o “teto” de 70 anos para comprar um carro financiado.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores STF retoma julgamento bilionário sobre correção do FGTS na quarta; entenda
Próxima Poderia Hamas involuntariamente jogar papel central na derrota da Ucrânia?