Fim de uma era: Guenther Steiner deixa a Haas F1 sem despedidas


Após anos de liderança, Steiner deixa a equipe sem a chance de despedidas formais

Guenther Steiner, recentemente saído do cargo de chefe da equipe Haas Formula 1, não teve a oportunidade de se despedir dos membros da equipe, de acordo com Craig Slater, da Sky F1. A Haas anunciou na quarta-feira que Steiner, que esteve com a equipe desde a sua fundação, foi substituído por Ayao Komatsu, Diretor de Engenharia de Pista.

O proprietário da equipe, Gene Haas, explicou que a “necessidade de melhorar nossas performances na pista” foi a principal razão por trás da decisão de não manter os serviços de Steiner. A equipe americana atingiu seu pico com o quinto lugar no Campeonato de Construtores em 2018, mas regrediu desde então, terminando na última posição no campeonato mais recente, tendo acumulado apenas um ponto nas últimas 17 corridas.

Steiner tornou-se um dos chefes de equipe mais populares através de seus comentários espirituosos e honestidade direta na série Netflix Drive to Survive. David Croft, principal comentarista da Sky Sports F1, acredita que o esporte perdeu um “grande personagem”, mas admite que Steiner “pagou o preço” pelo recente declínio nos resultados.

“Primeiramente, é a equipe de Gene Haas, e Guenther Steiner estava recebendo a maior parte da atenção, o que tenho certeza que não caiu muito bem com o proprietário da equipe”, disse ele. “Mas essa não é uma razão para se livrar de alguém. O desempenho deles na pista no ano passado pode ter sido parte do quadro também.”

Martin Brundle, ex-piloto de F1, notou a ausência de citações de Steiner no comunicado à imprensa, e Slater revelou que o italiano ainda não teve a chance de se despedir. Slater também divulgou que fontes da equipe lhe disseram que a saída de Steiner era conhecida desde o final do ano passado, que foi quando o próprio Steiner também foi informado.

“Aparentemente, Gene Haas está dizendo: ‘Isso não é um sinal de que estou prestes a vender a equipe. Estou nisso para o longo prazo, nem mesmo quero grandes novos investidores’”, continuou Slater.

Há também questionamentos sobre se Komatsu, ex-BAR e Lotus, poderá inspirar uma melhoria na equipe de Kannapolis sem investimento extra.

Fonte: f1mania

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