Fim da globalização: político britânico explica como tarifas e sanções eliminam cooperação mundial


O político destacou que tudo começou com as sanções, que aceleraram o colapso da globalização.

“Elas [sanções] dividiram o mundo em três partes: aqueles que impõem sanções, aqueles que são sancionados e os países intermediários”, ressaltou ele.

Segundo o especialista, isso lembra muito a época da Guerra Fria, quando havia a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), liderada pelos EUA, o Pacto de Varsóvia, liderado pela União Soviética, e o movimento não alinhado, com a China e a Índia.
Uma bandeira japonesa tremula na sede do Banco do Japão em Tóquio - Sputnik Brasil, 1920, 20.04.2025

Skidelsky acrescentou que a história está se repetindo novamente, e agora novos mercados globais começaram a surgir com base em alianças políticas reais.

Na verdade, havia três mercados globais naquela época: o ocidental, o soviético e o dos países intermediários. As sanções e os impostos ainda não se tornaram um colapso completo do globalismo, mas se tornaram parte da negação da unidade da economia mundial, cuja integridade deve ser mantida”, enfatizou.

Assim, finalizou o político, Donald Trump, com suas tarifas, está apenas tentando colocar os EUA na posição mais favorável possível.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Astrônomos detectam exoplaneta em desintegração com cauda de cometa (FOTOS)
Próxima Boletim médico atualiza estado de Bolsonaro após 7ª cirurgia desde a facada em 2018